plástico oceanos
Foto: iStock
- Publicidade -

O plástico que está presente no nosso dia a dia, nos mais diversos itens, é um material que permanece no planeta por séculos. Uma porcentagem muito pequena do plástico produzido no mundo é reciclada – alguns estudos dizem que não chega a 2% do total. Ou seja, grande parcela deste material é descartado e vai se fragmentando em pedaços cada vez menores. Os microplásticos são liberados no meio ambiente à medida que produtos plásticos se rompem naturalmente e filtrar pedaços tão pequenos é um grande desafio.

Uma solução para filtrar e remover essas partículas da água está sendo testada por pesquisadores do Institut Teknologi Sepuluh Nopember em Surabaya, Indonésia. Liderados pelo Dr. Dhany Arifianto, os cientistas estão usando ondas acústicas para separar microplásticos de águas doces e salgadas.

microplásticos
Cada plástico foi filtrado com eficiência diferente, mas todos tinham eficiência acima de 56% em água pura e 59% na água do mar. Foto: Soren Funk | Unsplash

A equipe criou um protótipo de filtragem usando ondas acústicas e apresentou seu método e seus dados na Reunião da 181ª Sociedade Acústica da América em Seattle. Foram usados dois alto-falantes para criar as ondas acústicas e a força produzida foi capaz de separar os microplásticos da água criando pressão em um tubo de entrada de água.

- Publicidade -

À medida que o tubo se divide em três canais, as partículas de plástico são pressionadas em direção ao centro, enquanto a água limpa flui em direção aos dois canais externos de cada lado. O dispositivo limpou incríveis 150 litros de água poluída por hora e foi testado filtrando três tipos de microplásticos.

A equipe mediu diferentes variáveis ​​em relação à sua eficiência e descobriu que a frequência acústica, a distância entre o alto-falante e o tubo e a densidade da água afetaram a quantidade de força gerada.

Para avaliar a viabilidade do dispositivo para uso em grande escala, os pesquisadores estão estudando como as ondas acústicas podem impactar a vida marinha.

- Publicidade -