- Publicidade -

Canteiro modular para irrigação poupa 80% de água

Conheça a tecnologia que permite economia de água e de tempo no cultivo

Canteiro irrigação
Foto: Aqualess

A irrigação de culturas representa a maior fatia do gasto de água usado na agricultura, setor que aliás é o que mais consome água no Brasil e no mundo. Em um contexto onde a água é um bem cada vez mais escasso, novas soluções para reduzir o desperdício são mais que bem-vindas e se forem simples melhor ainda. Este é o caso da WaterUps, uma tecnologia de irrigação capaz de economizar água.

- Publicidade -

O ​​WaterUps é um suporte de feito de polipropileno reciclado com quatro pontos ocos em seu interior. Cada um dos pontos deve ser preenchido com terra. Abaixo do solo fica localizado um reservatório de água, de forma que a planta suga a água conforme sua necessidade.

Além de evitar o gasto desnecessário de rega, o produto minimiza os riscos de matar a planta por excesso de água – situação bastante comum para os iniciantes no plantio. Outra vantagem é a baixa manutenção, uma vez que, ao ser instalado, o “canteiro absorvente” reduz a necessidade de irrigação contínua. Ou seja, facilita o processo de entender a quantidade e a frequência de água necessária de cada cultivo.

Canteiro irrigação
Foto: Aqualess

Dependendo da espécie a ser cultivada, pode ser usado vários suportes próximos uns dos outros, conectados. Tais módulos também podem ser empilhados para criar uma plataforma elevada e até mesmo podem ser cortados no formato desejado para se adequar à configuração do vaso.

Canteiro irrigação
Foto: Aqualess

O canteiro modular WaterUps é baseado no princípio da capilaridade. ​​Em física, é a tendência que algumas substâncias apresentam de subirem ou descerem por paredes de tubos finos. No caso da horta, as plantas absorvem a quantidade de água que precisam para manutenção, permanecendo úmidas por mais tempo. Em condições de calor extremo e impossibilidade de rega por alguma razão, o sistema também pode retardar o processo de seca que culmina na morte da planta.

- Publicidade -

O suporte ainda possui um sistema para armazenar água da chuva e, por meio de uma mangueira de transbordamento, o excesso de água é drenado do solo. O módulo ainda mantém um espaço de ar entre a água do tanque e o solo, permitindo que as plantas respirem e cresçam de forma saudável.

Canteiro irrigação
Foto: Aqualess

Segundo a Aqualess, empresa sediada na Austrália que desenvolveu o produto, o WaterUps pode ser usado para cultivar vegetais folhosos, ervas, plantas ornamentais ou pequenos arbustos utilizando 80% menos água do que uma horticultura tradicional e reduzindo o tempo de rega agrícola em até 90%.

Canteiro irrigação
Foto: Aqualess

Além de ser comercializado na Austrália, o produto já está sendo exportado para o Canadá, Irã e os Emirados Árabes Unidos – onde a falta de água é um desafio para o cultivo de alimentos locais. O produto é vendido em diversos formatos, sendo o mais completo um canteiro com toda a tecnologia de absorção envolto em ferro corrugado e madeira recuperada. Não há previsão de venda no Brasil.

- Publicidade -