O designer francês Vivien Muller se inspirou nos pequenos bonsais para criar o Electree+, uma árvore equipada com placas solares, capaz de fornecer energia limpa e ainda funcionar como elemento de decoração.

O intuito deste conceito é oferecer a possibilidade da geração de energia renovável em pequenos ambientes e ambientes externos, onde não é comum este tipo de produção. De acordo com as especificações fornecidas pelo próprio design a árvore solar é capaz de recarregar diferentes tipos de gadgets.

O bonsai é equipado com 27 pequenas placas fotovoltaicas de alta qualidade, feitas em silício. Toda a energia captada permanece armazenada em uma bateria de 14 mil mAh, que quando completa é capaz de recarregar um iPhone 5 nove vezes, um Galaxy S3 por três vezes ou um iPad2 por duas vezes.

Para conseguir a carga completa da bateria interna do Electree+ é necessário deixá-lo exposto ao sol por 36 horas. Isso significa que após quatro horas de exposição ele já é capaz de fornecer a recarga para um smartphone.

Muller justifica a escolha do formato de árvore: “A natureza tem selecionado ao longo de milhões de anos as estruturas mais eficientes de captação de energia solar. A forma de árvore é, portanto, a mais eficiente”.

O equipamento está disponível para compra através do site do designer. Com informações do Kickstarter.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.