aguaje
Imagem: Reprodução
- Publicidade -

Todo ano, mais de um milhão de árvores são derrubadas de forma ilegal na Amazônia Peruana. Para se ter ideia, isso equivale a 800 mil estádios de futebol. Parte desse desmatamento é causado por conta da demanda pelo aguaje (buriti) e um projeto da Ogilvy, em parceria com a Honda, visa reverter este cenário.

O aguaje ou buriti é uma designação de planta extremamente cobiçada e rara por ser rica em vitamina A. O fruto cresce em palmeiras que costumam ter até 35m de altura, o que corrobora para que o acesso seja difícil. Por conta disso, o corte das árvores se torna o caminho mais rápido para chegar até o aguaje.

Buscando uma solução facilmente replicável para esta questão, a Ogilvy Peruana e a Honda desenvolveram a “Vertical Bike” – uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar a colher o aguaje sem que haja desmatamento.

- Publicidade -

“Nossa comunidade vem lutando contra a derrubada e o desmatamento do aguaje. O nosso povo se instalou nesta terra há muitos anos e queremos e devemos protegê-la”, ressalta Mariluz Maurayari, ativista comunitária da floresta amazônica.

buriti
Imagem: Reprodução

O Vertical Bike é uma solução criativa para evitar o corte das árvores e consequentemente contribuir para a proteção e cuidado do meio ambiente.

“Vertical Bike é um projeto único, do qual contribui e impulsiona a conscientização e preservação do meio ambiente. A grande conquista é que através dessa invenção, deixamos de lado as motosserras, [uma vez que] o Vertical Bike permite subir os 35 metros da palmeira em apenas 30 segundos, sem nenhuma agressão, é fácil de transportar pela selva e tem capacidade para suportar até 90kg”, destaca Yasu Arakaki, Chief Creative Officer da Ogilvy Peru.

buriti
Imagem: Reprodução

“Nós temos trabalhado para proteger e desenvolver esse projeto há muito tempo, logo, estamos orgulhosos com o resultado. Na Ogilvy acreditamos que o lado criativo da agência tem como responsabilidade desenvolver soluções e inovações que afetam o sistema como um todo. Somos gratos à Honda por seu apoio nesta iniciativa e à comunidade de Parinaris por nos dar a oportunidade de contribuir para a solução de um problema que é tão importante para eles”, disse Juan Pablo Álvarez, CCO da Ogilvy Andina.

Confira o projeto em ação:

Créditos:

Agency: Ogilvy Peru

CCO Latam: Jessica Apellaniz

CCO Andean: Juan Pablo Alvarez

CCO: Yasu Arakaki / Mauricio Guerrero

CEO: Julián Torres

COO: Nicolás Llano

Creative Director: Philyp Caneva, Carlos Cárdenas

Copywritter: Philyp Caneva

Art director: Guillermo Ramos, Carlos Cárdenas Head of Planning: David Rosazza

Producer: Jaime Iriarte

Editor: Hector Mezarina, Santiago Herrera

Retoucher: Juan José Martinez

Vertical Bike prototype develpment: Axl Baertl

Vertical Bike prototype develpment: Fernando Leiva Carrera

Production Company: Canica Films

Executive Producer: María Teresa Benvenuto

Producers: Josselyn Navarro, Camila Nuñez

Director: Francesca Danovaro

Second director: Angel Nuñez

Videographers: Franco Bernasconi, Daniel Garate, Ricardo Pigatti

Drone: Daniel Garate, Ricardo Pigatti, Abel Camacho

Direct Sound: Amador del Solar

Edition & Postproduction: Grecia Studio

Audio & Music: Barba Roja

Client approval: Mónica Polo, Natalia Morán, Carmen Rodriguez.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -