Bicicleta vertical facilita colheita de buriti para evitar desmatamento
Todos os anos, mais de 1 milhão de árvores são derrubadas indiscriminadamente na Amazônia peruana para colher buriti.
Todos os anos, mais de 1 milhão de árvores são derrubadas indiscriminadamente na Amazônia peruana para colher buriti.
Todo ano, mais de um milhão de árvores são derrubadas de forma ilegal na Amazônia Peruana. Para se ter ideia, isso equivale a 800 mil estádios de futebol. Parte desse desmatamento é causado por conta da demanda pelo aguaje (buriti) e um projeto da Ogilvy, em parceria com a Honda, visa reverter este cenário.
O aguaje ou buriti é uma designação de planta extremamente cobiçada e rara por ser rica em vitamina A. O fruto cresce em palmeiras que costumam ter até 35m de altura, o que corrobora para que o acesso seja difícil. Por conta disso, o corte das árvores se torna o caminho mais rápido para chegar até o aguaje.
Buscando uma solução facilmente replicável para esta questão, a Ogilvy Peruana e a Honda desenvolveram a “Vertical Bike” – uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar a colher o aguaje sem que haja desmatamento.
“Nossa comunidade vem lutando contra a derrubada e o desmatamento do aguaje. O nosso povo se instalou nesta terra há muitos anos e queremos e devemos protegê-la”, ressalta Mariluz Maurayari, ativista comunitária da floresta amazônica.
O Vertical Bike é uma solução criativa para evitar o corte das árvores e consequentemente contribuir para a proteção e cuidado do meio ambiente.
“Vertical Bike é um projeto único, do qual contribui e impulsiona a conscientização e preservação do meio ambiente. A grande conquista é que através dessa invenção, deixamos de lado as motosserras, [uma vez que] o Vertical Bike permite subir os 35 metros da palmeira em apenas 30 segundos, sem nenhuma agressão, é fácil de transportar pela selva e tem capacidade para suportar até 90kg”, destaca Yasu Arakaki, Chief Creative Officer da Ogilvy Peru.
“Nós temos trabalhado para proteger e desenvolver esse projeto há muito tempo, logo, estamos orgulhosos com o resultado. Na Ogilvy acreditamos que o lado criativo da agência tem como responsabilidade desenvolver soluções e inovações que afetam o sistema como um todo. Somos gratos à Honda por seu apoio nesta iniciativa e à comunidade de Parinaris por nos dar a oportunidade de contribuir para a solução de um problema que é tão importante para eles”, disse Juan Pablo Álvarez, CCO da Ogilvy Andina.
Confira o projeto em ação:
Créditos:
Agency: Ogilvy Peru
CCO Latam: Jessica Apellaniz
CCO Andean: Juan Pablo Alvarez
CCO: Yasu Arakaki / Mauricio Guerrero
CEO: Julián Torres
COO: Nicolás Llano
Creative Director: Philyp Caneva, Carlos Cárdenas
Copywritter: Philyp Caneva
Art director: Guillermo Ramos, Carlos Cárdenas Head of Planning: David Rosazza
Producer: Jaime Iriarte
Editor: Hector Mezarina, Santiago Herrera
Retoucher: Juan José Martinez
Vertical Bike prototype develpment: Axl Baertl
Vertical Bike prototype develpment: Fernando Leiva Carrera
Production Company: Canica Films
Executive Producer: María Teresa Benvenuto
Producers: Josselyn Navarro, Camila Nuñez
Director: Francesca Danovaro
Second director: Angel Nuñez
Videographers: Franco Bernasconi, Daniel Garate, Ricardo Pigatti
Drone: Daniel Garate, Ricardo Pigatti, Abel Camacho
Direct Sound: Amador del Solar
Edition & Postproduction: Grecia Studio
Audio & Music: Barba Roja
Client approval: Mónica Polo, Natalia Morán, Carmen Rodriguez.
LEIA TAMBÉM