- Publicidade -

Alemães criam dispositivo que pode purificar água em poucos minutos

Um projeto desenvolvido pelos alemães Friso Krahmer e Lars Gerd Piwkowski envolve um pequeno dispositivo movido a energia solar, capaz de desinfectar a água suja, por matar ou inativar todos os tipos de microorganismos patogênicos em poucos minutos.

Um projeto desenvolvido pelos alemães Friso Krahmer e Lars Gerd Piwkowski e promovido pela Kickstarter Project Funding Platform – a maior plataforma do mundo para financiamento de projetos criativos, envolve um pequeno dispositivo movido a energia solar. Seus inventores dizem que a tecnologia pode desinfectar a água suja por matar ou inativar todos os tipos de microorganismos patogênicos em poucos minutos e impedir o seu crescimento.

- Publicidade -

O produto não usa filtros, nem luz UV e não necessita de nenhum componente químico adicional. Chamado de Hyquator, o dispositivo é pequeno o suficiente para ser levado no bolso e usa células solares para recarregar uma pequena bateria. Segundo os desenvolvedores do dispositivo, o Hyquator é capaz de fornecer até cem copos de água potável em uma carga da bateria.

Os criadores afirmam que o aparelho pode higienizar até mesmo água com altos níveis de partículas em suspensão, como ocorre em áreas afetadas pelas inundações, ou águas barrentas de lagos e rios.

O aparelho apresenta diversas vantagens, dentre elas: é controlado por um microprocessador e equipados com sensores para medir parâmetros ambientais; é fácil de usar – a luz vermelha indica para não beber e a luz verde e o sinal sonoro significam que a água está segura o consumo.

O dispositivo ainda não não está sendo produzido. Para arrecadar fundos suficientes para produzir 500 peças e oferecê-las a um custo acessível, especialmente em países onde a tecnologia é mais necessária, os desenvolvedores do projeto se alistaram ao Kickstarter. No site promocional deveriam ter sido arrecadados um total de 60 mil dólares até a última segunda-feira (26) mas, a quantia atingida foi de US$ 2.538, portanto, o projeto alcançou o prazo sem alcançar seu objetivo de financiamento. Com informações do kickstarter.

- Publicidade -

Redação CicloVivo