O FSC (Forest Stewardship Council) lança o filme Procure o Selo, que marca o início de uma nova campanha de conscientização sobre o uso da madeira focada no consumidor final. A iniciativa faz parte de um grupo de ações de fortalecimento das cadeias certificadas com o selo 100% comunitário. “Exigir o selo de garantia de origem dos produtos florestais que fazem parte do nosso dia a dia, como móveis, jornais, revistas, envelopes, embalagens e até lápis, é uma maneira de valorizarmos a floresta em pé e as comunidades tradicionais que vivem da terra”, diz Fabiola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil.

De forma bastante didática, o vídeo mostra que cada um de nós, representados ali pelo paulistano Luís, é responsável por estimular a exploração responsável – ou irresponsável – das nossas florestas. Um consumidor consciente, portanto, deve ficar atento ao selo FSC, que nada mais é do que um link confiável entre a produção e o consumo responsável de produtos florestais. A certificação é uma ferramenta de controle da produção que serve de orientação na hora da compra.  Ponto central do filme, a certificação é, reconhecidamente, uma das principais armas de combate ao desmatamento. E, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar o meio ambiente, garante ciclos maiores e por mais tempo para os proprietários rurais e assegura serviços ambientais como o controle do regime hídrico, a fertilidade dos solos e a biodiversidade.

Confira o vídeo:

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.