Cinquenta e três quilos de plásticos reciclados foram transformados em equipamentos para estacionamento de bikes. O equivalente a 12.455 sacolas plásticas ou 24.910 copos descartáveis de 200ml, em vez de irem para o lixo, viraram bicicletários sustentáveis. Sete unidades foram entregues à população na última quarta-feira (4) em três espaços culturais de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com a Secretaria Municipal da Cultura, Braskem e o grupo de ciclismo PedAlegre. O ato iniciou no centro cultural Usina do Gasômetro, que recebeu três unidades, com capacidade total para 18 bicicletas.


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

“Temos aqui uma iniciativa com diversos benefícios à cidade. Primeiro, que é um incentivo ao uso da bicicleta como alternativa de transporte, que não polui, é saudável e melhora as condições de mobilidade. Segundo, que são produzidos com material reciclado. E é mais uma prova de que as parcerias nos possibilitam ações para continuar construindo uma cidade melhor para todos”, afirmou José Fortunati, prefeito da cidade.


Foto: Joel Vargas/PMPA

Além da Usina do Gasômetro, os bicicletários também foram implantados no Museu Joaquim Felizardo e no Centro Municipal de Cultura – Teatro Renascença. “É o início de uma grande ação que estamos planejando. Queremos instalar esses bicicletários em outros pontos e espaços culturais da cidade”, destacou o secretário municipal da cultura, Roque Jacoby.


Foto: Joel Vargas/PMPA

Todas as peças foram projetadas com encaixes para evitar danos por possíveis impactos e dificultar a ação de vândalos. Conforme a empresa doadora dos equipamentos, a durabilidade é estimada em 15 anos.


Foto: Joel Vargas/PMPA

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.