- Publicidade -

Sodexo se compromete a comprar somente ovos livres de gaiolas em sua cadeia global

A empresa compra cerca de 250 milhões de ovos por ano em todo o mundo.

Hens, hens in the farm, hens in the henhouse, rooster, cook

A Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida, com operações em 80 países, anunciou na última segunda-feira (25) que vai comprar apenas ovos produzidos sem o uso de gaiolas para abastecer sua cadeia de fornecimento global. A política, que vai ser implementada até 2025, inclui ovos inteiros in natura e ovos líquidos, e se aplica ao Brasil.

- Publicidade -

A empresa, que compra aproximadamente 250 milhões de ovos inteiros in natura por ano em todo o mundo, implementará a nova política de bem-estar animal e responsabilidade sócio-corporativa em parceria com a Humane Society International (HSI) e outras organizações de proteção animal, como a Compassion in World Farming e Humane League.

A HSI aplaudiu a empresa pelo importante passo. Elissa Lane, vice-diretora do departamento de animais de produção da HSI, disse: “Elogiamos a Sodexo por levar em consideração as preocupações dos consumidores sobre como os animais são tratados no setor da produção de alimentos, adotando uma política de compra de ovos 100% livres de gaiolas. Com operações em 80 países, essa política vai melhorar a vida de inúmeros animais e enviará uma mensagem clara para a indústria mundial de ovos, de que a produção em sistemas livres de gaiolas é o caminho certo. Estamos ansiosos para trabalhar com mais empresas na adoção de políticas similares”.

Michel Francheschi, vice-presidente sênior de gestão de fornecimento da Sodexo, disse: “Nosso objetivo é trabalhar de maneira colaborativa com os nossos parceiros para apoiar e contribuir com a transformação progressiva de toda a indústria. Vamos dialogar com todos os atores envolvidos a fim de acompanhar a conversão e a evolução da indústria local, de forma que em 2025 seremos capazes de comprar ovos livres de gaiolas de produtores locais em cada país onde operamos”.

No Brasil, a maioria das galinhas poedeiras é confinada por toda a vida em gaiolas em bateria, tão pequenas que elas não podem sequer esticar suas asas completamente. O uso de gaiolas em bateria já foi banido ou está em processo de eliminação em cinco estados dos Estados Unidos, Nova Zelândia e Butão. A maioria dos estados da Índia, terceiro maior produtor mundial de ovos, declarou que o uso de gaiolas em bateria viola a legislação nacional de bem-estar animal, e o país está discutindo uma proibição nacional.

- Publicidade -

A Sodexo está se unindo a um número crescente de empresas que também já se comprometeram com a compra de apenas ovos livres de gaiolas – incluindo Unilever, Grupo Bimbo e Nestlé. Mais de 60 empresas do setor alimentício – incluindo McDonald’s, Burger King e WalMart – também anunciaram a completa transição para ovos livres de gaiolas nas suas cadeias de fornecimento dos Estados Unidos.