Site de crowdfunding para turismo sustentável é lançado no Brasil

Viajar com mais conexão e colaboração com os moradores locais é a aposta do projeto da Raízes Desenvolvimento Sustentável com a ONG Garupa. A proposta tem como meta incentivar a distribuição igualitária de renda e preservar a riqueza cultural e as belezas naturais do país.

A proposta é inédita para o turismo sustentável no Brasil e só será possível, porém, com a colaboração de pessoas e empresas. Diferente do turismo tradicional, a Raízes oferece experiências como passar seis dias no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, em contato com a cultura local e, inclusive, vivendo como um morador da região.

Conhecer profundamente o processo artesanal através da facilitação de uma curadora especialista em arte e design brasileiro é um diferencial, além de se hospedar na casa das famílias de artesãs e desfrutar da comida típica do Vale estão entre as atividades.

Um dos resultados deste projeto é o desenvolvimento deste roteiro especializado, que poderá ser replicado futuramente. Dessa forma, o tempo de permanência do turista será maior, divulgando o destino e, principalmente, gerando cada vez mais renda para a comunidade.

“Temos certeza de que será uma viagem inesquecível. A integração entre os viajantes e os moradores, o contato direto com a cultura e a chance de ver de perto e participar da produção de artesanatos são experiências que você só se vive lá no Vale”, disse Mariana Madureira, empreendedora e sócia da Raízes.

Para concretizar o projeto, a Raízes fez uma parceria com a Garupa. A ONG disponibilizou uma plataforma virtual de crowdfunding, em que se inicia uma campanha para arrecadar determinado valor. Quando a meta é atingida, o projeto se torna realidade.

Para fazer uma doação, o interessado deve acessar o site Garupa e selecionar o valor desejado. Cada quantia doada terá a sua “recompensa” específica que vai desde adesivos até a viagem inesquecível ao Vale do Jequitinhonha. Patrocinadores do projeto terão vantagens exclusivas. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer parte da campanha de arrecadação.

 

“A parceria com a Garupa vai ser muito legal para divulgar ainda mais o trabalho que nós fazemos. Vamos incentivar a prática de um turismo sustentável, roteiros alternativos de viagens e o conceito de fazer negócio praticando o bem para as pessoas. Vamos trabalhar muito para oferecer uma viagem inesquecível para quem quiser participar”, afirma Marianne Costa, empreendedora e sócia da Raízes.