Uma inédita exposição fotográfica do livro “Vidas do Azul” está ocorrendo no Shopping Plaza Sul. Em parceria com o Colégio Renovação, a mostra reúne, na Praça de Eventos, 24 imagens de acervo do reconhecido projeto Tamar publicadas pela Editora Bambu no livro Vidas do Azul.

Impressas em grandes painéis de voal e suspensas por cabos presos no teto do empreendimento, as fotos ampliadas formam uma estrutura vertical de 15 metros de altura e seis de diâmetro, num total de 400 quilos. O espaço recebe aromatização do característico cheirinho da água do mar.

O formato desse grande tubo circundado pelas imagens oferece aos visitantes a observação a partir de diferentes experiências. Se o olhar partir de baixo para cima, é possível sentir a fragrância do mar e perceber sua imensidão azul, como num refrescante mergulho. Pela manhã, a transparência do voal garante às fotos o brilho da luz natural do oceano. Já na parte da noite, a vida marinha fica mais compacta nas imagens, traduzindo a percepção das águas ao anoitecer. Existe ainda a possibilidade de um almoço com vista para o mar, já que a exposição alcança o piso da praça de alimentação.

Por ser um imenso móbile conectando as imagens, o cenário transmite a suave movimentação que lembra o ir e vir das ondas do mar. Os elevadores panorâmicos do Shopping estarão envelopados com imagens de tartarugas e tubarões que sobem para respirar e voltam ao fundo do mar, de acordo com o fluxo das pessoas dentro deles.

O objetivo é recriar a imensidão dos oceanos, oferecendo um lúdico ambiente capaz de envolver adultos e crianças num incrível jogo de imagens e sensações. “Acreditamos que belas imagens atingem diretamente a alma humana e desejamos que, por meio dos flagrantes da natureza captados no livro, as pessoas aprendam a viver cada vez mais em harmonia com o meio ambiente e a contemplar as belezas naturais”, afirma Alessandra Daga, gerente de Marketing do Shopping Plaza Sul.

Todos os detalhes da exposição foram cuidadosamente elaborados para que a breve visita à vida do fundo do mar seja inesquecível. Além das impressionantes experiências com as imagens, quem visitar o espaço também vai conhecer um pouco mais sobre o Tamar por meio de um vídeo com as principais realizações do projeto e ainda três painéis ilustrativos, com informações de peixes, cetáceos e tartarugas e bases do Tamar pelo Brasil.

Confortáveis pufes estarão disponíveis para quem passar pelo evento. As cinco mil primeiras crianças ganham giz de cera e desenhos de peixes, tubarões, tartarugas e golfinhos para colorir. Monitores permanecem diariamente à disposição dos visitantes.

O Projeto Tamar tem 33 anos e atua em nove estados do Brasil. É uma cooperação entre o ICMBio e a Fundação Pró TAMAR, tendo como patrocinadora oficial a Petrobras.

A exposição começou na semana passada e vai até o dia cinco de maio. De segunda a domingo, das 14h às 20h, na Praça de Eventos – Piso Térreo/Imigrantes. A visitação é gratuita. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.