O JK Shopping inaugurou em setembro uma horta comunitária na lateral da entrada do seu estacionamento. Em uma extensão de cerca de 200m², a plantação já está em funcionamento e com uma capacidade de produção de 200 maços de verduras e hortaliças a cada 15 dias.

O projeto promove diversas atividades com alunos da Escola Classe 42, vizinha do centro comercial. A escola ainda é beneficiada pela proposta pois recebe parte dos produtos que são colhidos para o reforço da merenda escolar. Através de oficinas, os alunos da escola conhecem e aprendem mais sobre a produção de alimentos orgânicos e educação ambiental.

Batizado de “Nossa Horta”, a iniciativa ainda ensinou para alunos e merendeiras da escola através de palestra com o chef de cozinha Sebastián Parasole, dicas de como armazenar corretamente os alimentos, higienizar as mãos e alimentos e reaproveitá-los, evitando ao máximo o desperdício. Parte dos alimentos utilizados na palestra do chef serão fornecidos pela horta do JK Shopping.

“Nesse primeiro momento, a colheita é realizada a cada 15 dias, e já está sendo distribuída gratuitamente. Estamos trabalhando para que, em breve, isso aconteça semanalmente. A plantação é totalmente orgânica e sem agrotóxicos ou aditivos químicos, e a irrigação utilizada vem de um poço artesiano”, explica Marcos Atayde, superintendente do JK Shopping.

Saiba mais sobre o projeto Nossa Horta

Atualmente a horta produz morango, espinafre, alface, tomate cereja, manjericão e couve, além de plantas medicinais, como capim-santo, hortelã, boldo, melissa, alecrim, arruda e cavalinha.

Após a colheita quinzenal, a produção será distribuída gratuitamente da seguinte forma:

  • Para a cozinha da Escola Classe 42, destinada à merenda escolar dos alunos.
  • Para os vizinhos, lojistas e colaboradores, que precisam fazer um cadastro para receber as informações sobre o dia determinado para receberem os produtos colhidos.
  • E também os clientes em geral, que após fazerem o cadastro no balcão de informações, receberão um voucher para retirar os produtos em uma barraquinha de feira que será montada no mall. Vale ressaltar que a distribuição depende do que for colhido.

Educação Ambiental

E os benefícios do projeto não ficam por aí! Outra atividade que será realizada na horta será a de educação ambiental. Pessoas da comunidade e os alunos de escolas vizinhas poderão agendar uma visita. Nesse momento, os participantes serão instruídos sobre o uso das plantas e, em dias especiais, poderão ajudar a plantar e a cuidar do projeto, que é da comunidade.

Para mais clique aqui.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.