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Shampoo em barra com ativos do Cerrado é chamariz de nova marca brasileira

Giovanna Nader lança marca de cosméticos sólidos e livres de embalagens plásticas

shampoo em barra
A cada compra, um real será doado para causas ambientais. | Fotos: Divulgação

Há cerca de dois anos, os cosméticos sólidos começaram a chegar às linhas de grandes empresas nacionais. Shampoos e condicionadores em barra já fazem parte do catálogo de marcas consolidadas como Natura e Boticário e até mesmo de influenciadoras como Bianca Andrade (mais conhecida como Boca Rosa), cujo trabalho nunca esteve relacionado à sustentabilidade. É neste contexto que nasce a Palma, marca de cosméticos sólidos da consultora de moda sustentável, Giovanna Nader.

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A Palma é uma marca de shampoo e condicionador em barra para cabelos mistos, secos e oleosos. Todos os produtos são veganos, biodegradáveis e fabricados sem água. Além disso, embalagens compostáveis substituem os clássicos frascos plásticos.

Um diferencial da nova marca brasileira está em sua composição de ingredientes naturais e princípios ativos do bioma Cerrado. “Sou muito exigente com as marcas que consumo e a minha não poderia ser diferente. Todos os produtos são derivados de ativos pertencentes ao bioma do Cerrado, e foi feita uma pesquisa minuciosa para entender a propriedade de cada um. Na Palma, temos óleo vegetal de buriti, baru, cabreúva, pitanga, entre outros”, explica Giovanna, que criou a empresa em parceria com o seu irmão, Giulianno Nader.

shampoo em barra
Foto: Divulgação

A preocupação com o Cerrado, um dos biomas mais ameaçados, tem íntima relação com a identidade da dupla, que nasceu em Minas Gerais. “Nasci em Araguari, um paraíso de beleza natural e calmaria, e assisti, ao longo dos anos, o bioma desaparecer e dar lugar a grandes plantações de latifúndios. O mesmo acontecia com as cachoeiras da região, que perdiam força de quedas estrondosas para instalação de hidrelétricas”, desabafa.

Da moda aos cosméticos

Mesmo antes de definir a marca de shampoo em barra, a ideia, desde o início, era criar uma empresa que gerasse o mínimo de resíduos possíveis, seguindo o caminho da sustentabilidade que Giovanna já trilhava.

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“Sempre desejei ter uma marca de cosméticos. Há 10 anos entrei no universo da moda sustentável, através da criação de um projeto de troca de roupa, o Gaveta, e imergi na sustentabilidade. Há 2 anos meu irmão sugeriu que abríssemos uma empresa juntos, a princípio, no segmento da moda, mas, na hora que ele comentou, retomei o sonho antigo de criar uma marca de beleza. A vontade era tangibilizar tudo que tinha aprendido e vivenciado, ajudando na preservação de onde eu vim e causando o mínimo de impacto possível”, conta a ambientalista.

Neste setor, ela encontrou a oportunidade de ajudar a mudar os rumos da cosmética. Segundo pesquisa do Statistics, todos os anos, mais de 120 bilhões de unidades de embalagens são produzidas pela indústria da beleza, e, em sua grande maioria, são utilizadas somente uma vez.

shampoo em barra
Foto: Divulgação

O nome da marca nasceu com o intuito de transmitir a ideia dos cosméticos sólidos e manuais na palma das mãos, sendo elas as protagonistas para a maior eficácia dos produtos. Além dos inúmeros benefícios para o planeta, as barras também chamam a atenção dos consumidores que buscam praticidade na hora do banho ou em viagens.

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A cada compra, doação

Para seguir apresentando os benefícios dos ingredientes do Cerrado e ajudar em sua preservação, a cada compra de shampoo em barra ou condicionador, um real será doado para causas ambientais. O primeiro projeto contemplado será o Rios Livres, programa da ONG Associação Angá, cuja missão é defender os rios da região do Triângulo Mineiro contra a ameaça de empreendimentos hidrelétricos, para permanecerem livres para os usuários do lazer e turismo, a biodiversidade e as futuras gerações.

A linha completa da Palma é composta por shampoos e condicionadores para cabelos mistos, secos e oleosos. Todos custam R$49,90.

shampoo Giovanna Nader
Foto: Divulgação