O Programa CicloVivo conversou com Claudia Visoni. Nascida em São Paulo, a jornalista e agricultora urbana está entre o grupo de pessoas que buscam transformar a capital paulista em um lugar mais agradável e saudável para se viver.

Claudia faz parte de dois coletivos que trabalham com o plantio de hortas em espaços urbanos. Praças, terrenos abandonados e outros espaços de São Paulo se tornam terreno fértil para diversos plantios. Em consequência disso, muitas áreas são revitalizadas e se tornam realmente úteis.

 Para reunir os moradores de São Paulo que sentem a necessidade de transformar a cidade, dando um toque mais verde em meio a tanto asfalto, foi criado em 2011 um grupo no Facebook, apelidado de Hortelões Urbanos. Atualmente, 2.800 pessoas, fazem parte da comunidade e atuam de forma ativa no compartilhamento de dicas e experiências para o plantio doméstico de alimentos.

Essas ações também acontecem com o intuito de inspirar os paulistanos e até pessoas de outras cidades a valorizarem o cultivo próprio de alimentos, seja em uma residência, com trabalhos individuais, ou em espaços comunitários.

Mesmo que muitas pessoas ainda não conheçam, São Paulo já possui algumas hortas plantadas em meio às ruas e avenidas. A Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, é um dos exemplos. Bem próximo dali está outra horta, plantada na Praça Vegana.

Assista à entrevista na íntegra:

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.