Programa CicloVivo entrevista Thái Quang Nghiã, criador da Goóc

O Programa CicloVivo entrevistou o vietnamita Thái Quang Nghiã, criador da Goóc.  Durante o bate-papo o empresário contou um pouco de sua trajetória e como surgiu a ideia de transformar pneus usados em calçados atrativos aos olhos do consumidor.

Desde a sua fundação a Goóc tem sido especialista na fabricação de calçados ecológicos. A empresa é uma das provas de que é possível lucrar sem agredir o meio ambiente, já que o seu faturamento gira em torno de 12 milhões de reais ao ano.

A história de Thái pode ser citada como exemplo de perseverança. Ele deixou o Vietnã, seu país de origem, a bordo de um navio petroleiro e, ao chegar ao Brasil, encontrou o artesanato como forma de sobrevivência. Durante anos, fabricou bolsas de couro, até que o seu interesse foi alcançar algo maior. O empresário montou uma pequena fábrica, onde começou a produzir sandálias que fossem parecidas com as que a população vietnamita usava para lutar na guerra com os americanos. As sandálias Goóc, hoje em dia, expressam resistência e sustentabilidade.  

Hoje, 29 anos depois de ter chegado ao Brasil, e dez anos após fundar a Goóc, Thái é reconhecido como um grande empreendedor na fabricação de calçados feitos a partir de pneus reciclados.

Assista abaixo à entrevista na íntegra: