O sistema de caronas no Brasil já não é uma novidade. Muitas pessoas fazem uso do serviço diariamente para ir ao trabalho, por exemplo. Agora, um novo modelo foi colocado em teste pela montadora Mercedes-Benz. Trata-se de um projeto-piloto de transporte compartilhado voltado para grandes eventos, seja culturais, esportivos ou até mesmo particulares.

Batizado de “Van Comigo”, o sistema ajuda o usuário que deseja se deslocar para eventos específicos. Basta ele informar a data que pretende ir e fazer uma reserva de um assento na van Sprinter.

O serviço foi lançado em São Paulo. Além do conforto e segurança, a empresa destaca as vantagens socais. “O incentivo ao transporte coletivo e a consequente redução nas emissões de poluentes, além do atendimento à Lei Seca, uma vez que a condução das vans fica a cargo de motoristas profissionais”, destaca a Mercedes-Benz.

“O objetivo principal do ‘Van Comigo’ é oferecer um transporte confiável e prático que simplifique e melhore a experiência das pessoas na hora de ir a eventos”, afirma Fernanda Bordin, gerente de Inovação de Negócios da Mercedes-Benz do Brasil. A gestão da prestação de serviços fica por conta da empresa de turismo GeminiTur, que será responsável pela contratação das empresas de transporte e dos motoristas.

A fase piloto é realizada, em sua grande parte, com funcionários da Mercedes-Benz, implantada em abril último, foram cadastrados 130 eventos e cerca de 500 saídas no site do “Van Comigo”.

O veículo sai de áreas onde há transporte público, como metrô e terminais de ônibus. O usuário é levado ao evento e depois deixado no mesmo local da partida. Os interessados devem se cadastrar no site da empresa. Pelo próprio sistema deve ser realizado o pagamento do serviço e a emissão do voucher.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.