Kit de orgânicos “imperfeitos” são vendidos para reduzir desperdício

Mesmo fora do padrão estético, as frutas e legumes são saudáveis para o consumo.

Com o intuito de reduzir o desperdício de alimentos, a empresa Horganópolis se uniu à ONG Gastromotiva para criar um kit de orgânicos diferenciado. Na cesta entram apenas os “alimentos feios”, que geralmente são dispensados pelos consumidores na hora da compra ou nem chegam às gôndolas -, sendo já pré-selecionados.

A um custo de 70 reais, o kit tem em média quatro quilos de frutas, legumes e verduras considerados fora dos padrões estéticos, mas que ainda assim são alimentos saudáveis, orgânicos e ideais para o consumo. Portanto, não há razão para serem descartados. 

“Os feinhos acabam chamando a atenção para o consumo consciente. Queríamos uma oportunidade para diminuir o desperdício desses alimentos e nos unir a um propósito maior, por isso a parceria com a Gastromotiva nos deixou mais felizes”, afirma Roberta Salvador, sócia da Horganópolis. “Estamos em um momento de unir esforços, expertises, desejos e saber qual o nosso papel na sociedade”, completa.

Parte do lucro da venda será destinado para ajudar a Gastromotiva a dar continuidade a suas atividades sociais e educacionais. De forma gratuita, há 13 anos, a organização transforma a vida de jovens com cursos de gastronomia e oferece refeições a pessoas em situação de rua.

A Gastromotiva é cocriadora do Movimento da Gastronomia Social, uma iniciativa global que articula as melhores práticas em torno do potencial transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas.

“Estamos constantemente buscando parcerias que mudem a forma como as pessoas vêem o alimento imperfeito. Nosso objetivo é mostrar o real valor dos ingredientes, seguindo o trabalho que realizamos diariamente no Refettorio Gastromotiva, quando servimos 270 refeições preparadas com o que seria descartado”, explica Clarisse Ivo, Coordenadora de Novos Negócios. 

O Kit Gastromotiva pode ser adquirido no site www.horganopolis.com.br , pelo WhatsApp (21) 99508-4485 ou pelo e-mail: [email protected].

Desperdício de alimentos 

Aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ou perdidos. Os prejuízos chegam a cerca de 680 bilhões de dólares nos países industrializados e 310 bilhões de dólares nos países em desenvolvimento, de acordo com o relatório Save Food da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ainda segundo o texto da ONU, frutas e vegetais, além de raízes e tubérculos, têm as maiores taxas de desperdício entre os alimentos.