A grife italiana Gucci inovou ao lançar uma linha de sapatos feitos em plástico biodegradável. A marca é tradicionalmente conhecida por trabalhar com peças de luxo feitas com couro e de modo artesanal, mas dessa vez ela trocou o couro e a camurça por uma matéria-prima mais ecológica.

O trabalho foi apresentado no Salão de Design e Inovação INSPIRAMAIS, que ocorreu esta semana em um shopping paulista. A linha ecológica recebe o nome de “Sustainable Soles”.

Antes dos sapatos, a marca já havia lançado uma linha de armações de óculos feitos com alta concentração de um material derivado de semente de mamona. Além disso, a grife pretende lançar uma linha completa de óculos sustentáveis. Eles serão fabricados com liquid wood (em tradução livre, madeira líquida), um tipo de material chamado pelos  cientistas de “plástico do futuro”.

O calçado biodegradável na versão feminina é um modelo de sapatilha estilo bailarina disponíveis nas cores rosé, bege e preto com etiqueta de poliéster reciclado. Para os homens foi produzido um tênis tipo sneaker disponível nas versões cano alto e baixo.

A ação da grife integra seu compromisso firmado com a Copenhagen Fashion Summit, um dos principais eventos mundiais que unem moda e sustentabilidade. O projeto é da diretora criativa Frida Giannini.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.