O Food Truck Sustentável do Pão de Açúcar tem usado a gastronomia para incentivar a alimentação saudável. A ação está em sua última semana na cidade de São Paulo, com aulas gratuitas ministradas pelo chef Carlos Eduardo.  

Todas as receitas trabalhadas durante os eventos foram selecionadas por sua praticidade e qualidade. Além disso, todas elas são saudáveis. Enquanto o chef ensina o passo a passo, os participantes também acabam conhecendo um pouco mais sobre o universo dos alimentos, principalmente os orgânicos.

Em entrevista ao CicloVivo, Carlos Eduardo falou sobre os benefícios dos orgânicos. Por serem produzidos sem agrotóxico e em menor escala, eles são melhores para o meio ambiente. O segundo ponto positivo é a valorização dos pequenos produtores. O terceiro benefício lembrado por ele é o mais importante para a gastronomia: orgânicos podem ter até 40% mais nutrientes.

Durante as aulas, o chef explica todos os detalhes das receitas e depois os participantes podem degustar os pratos feitos na hora. Carlos Eduardo ainda comentou qual tem sido o retorno sentido por ele a partir da integração com o público e sobre a possibilidade de trabalhar de maneira prática este tema. “É muito gostoso. Principalmente quando você percebe que o público começa a entender as vantagens de você se alimentar melhor”, informou.

As receitas já estão disponíveis no site www.conquistesuavida.com.br.


Foto: Luciana Serra/Divulgação

Os diferenciais do Food Truck Sustentável

O veículo adaptado para funcionar como uma cozinha recebeu soluções sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental. Sistemas de geração de energia solar e eólica e captação da água da chuva para reutilização são alguns dos exemplos aplicados no caminhão.

O Food Truck também foi convertido para funcionar com biodiesel e recebe óleo de cozinha usado para materializar esta transformação. O veículo ainda ganhou um telhado verde, que durante a ação foi transformado em uma horta.

Roteiro

O Food Truck passou por diferentes bairros de São Paulo levando informação de um jeito leve e prático. Neste sábado (14) a ação acontecerá no estacionamento do Pão de Açúcar da Washington Luis (Av. Washington Luis, 3919) e entre os dias 16 e 18 de março o veículo estará na unidade Morumbi – Av. Prof. Francisco Morato, 2385.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.