- Publicidade -

O Filtro de Partículas para Gasolina (GPF) é uma nova tecnologia capaz de tratar até 95% das partículas dos motores a gasolina, criada pela Umicore, fabricante de catalisadores automotivos. A solução elimina as partículas de fuligem (carbono) que são emitidas pelos automóveis equipados com sistema de injeção direta, utilizado para aumentar a eficiência no consumo deste combustível.

A tecnologia auxiliará as montadoras a atenderem à nova legislação de emissão de poluentes (Euro 6) para veículos de passeio, que estabelece limites mais rígidos para o número de substâncias nocivas emitidas por veículo.

Concebido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Catalisadores Automotivos da Umicore em Hanau (Alemanha), o projeto foi resultado de um estudo conjunto entre a empresa e o instituto suíço EMPA (Laboratórios Federais de Ciência e Tecnologia de Materiais), e contou, também, com o apoio de parceiros fornecedores de substratos e filtros e desenvolvedores de sistemas de gestão do motor.

- Publicidade -

“Testes extensivos em veículos foram executados para que pudéssemos entender os desafios para formatação desta tecnologia. Uma das grandes vantagens do motor com tecnologia de injeção direta e que passará a utilizar o GPF é que, além de ser mais eficiente na queima do combustível, o sistema contribui significativamente na redução de partículas de carbono”, afirma Stephan Blumrich, vice-presidente e gerente geral da Unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore na América do Sul.

- Publicidade -