Os planos de Mark Zuckeberg são ambiciosos. O empresário que já é o dono de algumas das principais redes sociais do mundo planeja tornar a internet algo acessível a qualquer pessoa. Para alcançar os pontos mais remotos da Terra o norte-americano deve contar com a ajuda de um avião solar.

A aeronave utilizada deve ser a Solara 60, fabricada pela Titan Aerospace. Equipado com três mil painéis solares, o avião não tripulado tem autonomia média para percorrer 4,36 milhões de quilômetros a cada voo, com velocidade média de 100 km/h.

De acordo com o site norte-americano Tech Crunch, a negociação entre as duas empresas gira em torno de 60 milhões de dólares e o Facebook deve contar inicialmente com 11 mil aviões solares.

O Solara 60 já foi testado em 2013 e, conforme informado pela fabricante, funciona como uma espécie de satélite atmosférico. A aeronave pode ajudar a conduzir diferentes tipos de operações na órbita terrestre com impactos muito menores que os sistemas tradicionais.

Conforme divulgado pela mídia internacional, a internet distribuída por Mark Zuckeberg não será exclusiva. Ela fará parte do Internet.org, um sistema criado pelo Facebook em parceria com seis companhias de telefonia para levar a internet, mesmo que básica, a todos.

Redação CicloVivo