A maior fabricante alemã de refrigerantes orgânicos, empresa Bionade, lançou uma versão inusitada da Coca-Cola. Apesar de não conter os mesmos ingredientes, ela possui uma composição que remete ao sabor da bebida original.

O produto não tem a cola, que é uma planta da qual se extrai o insumo que originalmente dava o sabor dos refrigerantes com esse nome, mas que também já foi substituído por uma essência artificial pela maior parte das empresas. A bebida orgânica possui uma quantidade menor de gás e 50% menos açúcar do que a bebida tradicional.

Para fazer com que a bebida lembre o sabor da Coca-Cola são colocados ingredientes como: canela, cravo, gengibre e baunilha. O resultado é que a “Cola” da Bionade remete às balinhas de Coca-Cola vendidas no Brasil.

Os refrigerantes da marca alemã contêm o gás das bebidas através de um processo natural de fermentação, semelhante ao adotado na fabricação da cerveja. A fabricante fermenta o malte e, no lugar do álcool, a composição transforma-se em outro tipo de ácido, que produz as borbulhas do refrigerante.

Antes do sabor Coca-Cola, a marca já comercializava refrigerantes orgânicos nos sabores laranja, frutas silvestres, ervas e lichia. Além da Bionade, há pelo menos mais duas empresas de refrigerantes orgânicos na Alemanha. Como no país, esse tipo de bebida é comum, ele é normalmente encontrado nas prateleiras de supermercados. Com informações da Revista Época Negócios.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.