O criador das séries Dragon Ball e Dr. Slump, Akira Toriyama, desenvolveu um projeto voltado para a conscientização ecológica. O autor japonês de mangá lançou a publicação Oishii Shima no U-sama (A ilha maravilhosa do Sr. U, em tradução livre).

A formação do projeto teve a parceria da Prefeitura de Aichi, província do Japão. No início, a ideia era desenvolver apenas um panfleto com uma tirinha simples abordando a temática, mas o resultado foi bem mais completo.

O mangá conta a história de seres humanos e animais que vivem harmonicamente em uma ilha, todos no local sabem utilizar os recursos naturais com respeito e responsabilidade. Até que um dia, homens de outra região chegam à ilha e começam a explorar a natureza de maneira inadequada.

Consequentemente, as más práticas ameaçam o equilíbrio ecológico e, para reverter a situação, os personagens adotam o desenvolvimento sustentável. O objetivo da publicação é servir de material educativo ambiental para as crianças. Através da história, elas podem conhecer alguns conceitos da sustentabilidade e a importância do respeito ao meio ambiente.

O resultado do trabalho foi uma publicação com 24 páginas coloridas, distribuído gratuitamente como parte de um projeto que envolve palestras e feiras, entre outros eventos organizados pela Anjo’s Rural Society Project. Para saber mais sobre o projeto acesse o site oficial. Com informações do Henshin.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.