Brasileiras lançam marca de absorventes orgânicos e sem plástico

Os absorventes da marca amai foram criados por duas mulheres que buscavam opções mais saudáveis e sustentáveis para seu ciclo

absorvente sem plastico orgânico amai
Foto: amai

Existem muitas alternativas mais sustentáveis que os absorventes comuns para o período do ciclo menstrual. Calcinhas absorventes, absorventes reutilizáveis e coletores menstruais são exemplos. E uma nova opção foi desenvolvida pelas empreendedoras Luri Minami e Erika Tomihama: o primeiro absorvente orgânico e 0% plástico do mercado brasileiro.

A amai, marca do novo absorvente, surgiu da experiência das sócias que, desde que pensaram em empreender juntas, desejavam criar uma empresa que genuinamente ajudasse as mulheres. “Eu sofria muito com os absorventes comuns, mas não tinha um outro método que funcionasse bem para mim”, explica Luri.

As empreendedoras explicam que o produto foi craido pensando em mulheres que desejam eliminar o uso dos absorventes tradicionais e que querem a praticidade do absorvente descartável, sem os pontos negativos que eles trazem ao corpo e ao meio ambiente.

O novo absorvente é dermatologicamente testado e hipoalergênico, feito de matérias-primas naturais e renováveis, com 0% plástico e sem químicos agressivos.

“Eu estava em uma jornada de buscar produtos e hábitos mais naturais e sem toxinas, tinha começado a mudança pela alimentação e depois passou pela beleza, mas quando chegou no cuidado feminino não encontrava opções. Nós descobrimos que os absorventes comuns são feitos de até 90% de plástico e componentes químicos tóxicos que podem causar danos à saúde, como o cloro, fragrâncias e corantes”, conta Erika.

“Por que não existe um absorvente que é prático, confortável, eficiente e que ao mesmo tempo não faz mal pra nós e nem pro meio ambiente?” Falamos com centenas de mulheres e percebemos que muitas tinham as mesmas necessidades que nós.”  

Erika Tomihama
absorventes orgânicos sem plástico amai
Foto: Breno da Matta

Durante sua vida, uma mulher pode acumular cerca de 200 quilos de lixo somente em absorventes descartáveis, 90% desse material é plástico e demora mais de 400 anos para se decompor, além das toxinas para o corpo, incômodos e irritações. Muitas mulheres já escutaram falar ou até usaram métodos alternativos para a menstruação, mas não se adaptaram  ou acabam não tendo suas necessidades atendidas.

Os absorventes amai chegam justamente como solução para essas mulheres, de forma prática, segura e priorizando a saúde íntima. “A amai é uma marca transparente criada por mulheres para trazer produtos clean para nós mulheres, pensados em todos os detalhes que queremos para nós e para o meio em que vivemos, e que toda mulher pode confiar”, reforça Luri. 

“Mais do que saber do que o nosso produto é feito, queremos que as mulheres saibam o que não vai nele, como o cloro, fragrâncias, corantes e outros tóxicos para o corpo da mulher.”

Luri Minami

Para atender às necessidades de todas as mulheres, a amai oferece três tipos de produtos para cobrir todos os fluxos:  o diário, regular e intenso, com variações de preço de R$29,99 a R$45,99. 

Com venda 100% online e para todo o Brasil, a amai irá doar 1% das vendas para instituições que contribuem para a educação menstrual e distribuem absorventes gratuitamente em comunidades. Por ser um produto de uso mensal, a marca oferece opções de entregas recorrentes com desconto para suas clientes.