Audi lança veículo 100% elétrico no Brasil

Autonomia de até 436 km garante liberdade para longas distâncias.

carro elétrico
Foto: Divulgação

O SUV Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca e totalmente livre de emissões, chega ao mercado brasileiro. O modelo já está disponível em concessionárias que possuem a bandeira e-tron. O veículo integra a estratégia de sustentabilidade da empresa, cujo compromisso é ser neutra em carbono até 2050.

“O e-tron é o primeiro veículo 100% elétrico da marca produzido em série e comercializado com sucesso em diversos mercados. Agora chegou a vez do Brasil, como prometido ainda no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. É um veículo extremamente inovador e incrível de dirigir, que traz todas as características de esportividade, conforto e praticidade de um grande Audi. É o embaixador perfeito da nova fase do nosso lema Vorsprung durch Technik, que significa evolução através da tecnologia”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

O veículo tem preço público sugerido a partir de R$499.990,00.

Características

O novo modelo é equipado com dois motores elétricos silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque. Possui tração elétrica nas quatro rodas que garante aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. O modelo regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo.

O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio. O veículo possui autonomia de até 436 quilômetros – ideal para percorrer longos trajetos – e pode recarregar de diversas formas.

Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.

Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia por meio de seus motores elétricos.

Um diferencial é que o motorista pode selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis. Inclusive, pode selecionar o modo automático que aproveita seu potencial máximo de recuperação.

Infraestrutura de recarga

A Audi anunciou em fevereiro investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos para instalação de 200 pontos até 2022. O objetivo é instalar os pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade.

Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se aliou à Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.

Concessionárias e-tron

A Audi também anunciou recentemente as 14 concessionárias que terão a bandeira e-tron. Todas terão pontos de carga rápida e pelo menos um veículo e-tron para test drive. As concessionárias estão localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.

Leia também:

Audi vai instalar 200 pontos de recarga de elétricos no Brasil