Na busca por soluções para resolver o problema do desperdício e o impacto ambiental da moda, a Adidas criou seu primeiro moletom feito de fibras totalmente recicladas. O modelo foi criado para coleção da marca Stella McCartney, bastante conhecida no universo da moda sustentável.

O chamado “moletom infinito” é feito com 40% de algodão orgânico, que foi desviado de aterros sanitários, e 60% da fibra NuCycl desenvolvida pela empresa de inovações têxteis Evrnu. Para a Adidas, o resultado é uma prova do quanto produtos podem ser completamente reciclados e reaproveitados. 

Outra peça de vestuário apresentada na coleção é um vestido para tenista feito com fios de celulose e tecnologia Microsilk da empresa Bolt Threads. O Microsilk é um material criado com ingredientes renováveis, como água, açúcar e levedura, e tem a capacidade de se biodegradar completamente no final do ciclo de uso. 

A marca assumiu o compromisso de apostar na economia circular em que os produtos não acabam nas praias ou aterros. “Por meio de sistemas fechados, as matérias-primas podem ser desmembradas e transformadas em roupas esportivas de alto desempenho”, afirma a marca em comunicado. Esta coleção seria um exemplo do que pode está por vir. 

Com o mundo produzindo cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano não há mais espaço para marcas se esquivarem de suas responsabilidades. “Criar produtos com resíduos de plástico reciclados foi o nosso primeiro passo. O próximo desafio é acabar com o conceito de desperdício inteiramente. Concentrando-nos em três áreas principais, exploraremos maneiras de criar produtos que podem ser totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis. Nós não temos todas as respostas e sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Ao colaborar com parceiros que compartilham da mesma visão, como fizemos com o Evrnu e o Bolt Threads, podemos combinar o conhecimento da indústria de esportes da adidas com o conhecimento especializado para criar um mundo sem desperdícios”, afirmou James Carnes, vice-presidente de criação de estratégia da marca.