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Adidas transforma tecidos usados em novos moletons

Marca está explorando maneiras de criar produtos que podem ser totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis.

Na busca por soluções para resolver o problema do desperdício e o impacto ambiental da moda, a Adidas criou seu primeiro moletom feito de fibras totalmente recicladas. O modelo foi criado para coleção da marca Stella McCartney, bastante conhecida no universo da moda sustentável.

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O chamado “moletom infinito” é feito com 40% de algodão orgânico, que foi desviado de aterros sanitários, e 60% da fibra NuCycl desenvolvida pela empresa de inovações têxteis Evrnu. Para a Adidas, o resultado é uma prova do quanto produtos podem ser completamente reciclados e reaproveitados. 

Outra peça de vestuário apresentada na coleção é um vestido para tenista feito com fios de celulose e tecnologia Microsilk da empresa Bolt Threads. O Microsilk é um material criado com ingredientes renováveis, como água, açúcar e levedura, e tem a capacidade de se biodegradar completamente no final do ciclo de uso. 

A marca assumiu o compromisso de apostar na economia circular em que os produtos não acabam nas praias ou aterros. “Por meio de sistemas fechados, as matérias-primas podem ser desmembradas e transformadas em roupas esportivas de alto desempenho”, afirma a marca em comunicado. Esta coleção seria um exemplo do que pode está por vir. 

Com o mundo produzindo cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano não há mais espaço para marcas se esquivarem de suas responsabilidades.

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“Criar produtos com resíduos de plástico reciclados foi o nosso primeiro passo. O próximo desafio é acabar com o conceito de desperdício inteiramente. Concentrando-nos em três áreas principais, exploraremos maneiras de criar produtos que podem ser totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis”, afirmou James Carnes, vice-presidente de criação de estratégia da marca.

“Nós não temos todas as respostas e sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Ao colaborar com parceiros que compartilham da mesma visão, como fizemos com o Evrnu e o Bolt Threads, podemos combinar o conhecimento da indústria de esportes da adidas com o conhecimento especializado para criar um mundo sem desperdícios”, completa James.

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