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A cada sapato vendido, marca norte-americana doa outro igual a alguém carente

Ao longo dos últimos oito anos a TOMS já doou mais de dez milhões de sapatos, além de 200 mil óculos e um projeto que leva água limpa a populações carentes.

O norte-americano Blake Mycoskie apostou em um negócio atrelado a ações sociais desde o seu início. Após vencer o seriado The Amazing Race e passar uma temporada na Argentina, ele voltou aos Estados Unidos e decidiu fabricar sapatos, mas ao invés de apenas vende-los, ele teria um modelo diferente de negócio, conhecido como “Compre um doe um”.

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A marca TOMS produz sapatilhas confortáveis e informais. A ideia de Myscoski desde o início não era destinar parte dos lucros a programas de assistência social, mas desenvolver uma cadeia em que fosse possível doar um par de sapatos a cada um vendido.

A simplicidade da ideia foi a chave para o sucesso. Com o passar dos anos a marca foi crescendo, assim como as opções de produtos fabricados e o alcance social. De acordo com o empresário, ao longo dos últimos oito anos a marca já doou mais de dez milhões de sapatos, além de 200 mil óculos e um projeto que leva água limpa a populações carentes.


Foto: Reprodução

Para expandir ainda mais o alcance desse projeto, a TOMS iniciou uma pareceria com uma das maiores lojas de departamento da América do Norte. A partir de novembro de 2014, os produtos da marca comercializados na Target durante as comemorações de final de ano serão transformados em sapatos, refeições ou cobertores para pessoas necessitadas.

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Em declaração ao Financial Post, Blake Mycoskie deu três dicas para que as empresas tenham sucesso baseado em sua própria experiência. Veja abaixo quais são eles:

1. Um ótimo produto. Não importa quão convincente seja o seu impacto social, se o seu produto não é bom ou não é competitivo, os consumidores não se interessarão e não se envolverão com a causa.

2. Uma grande missão. A missão deve ser autêntica, porque é a base para a existência de uma empresa. Se ela não foi verdadeira, os consumidores perceberão isso.

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3. Uma grande história. Grandes histórias são muito compartilhadas. Assim, os próprios clientes vão querer contar aos amigos e se orgulhar de serem consumidores conscientes.

Redação CicloVivo