Um sistema móvel capaz de usar métodos seguros para filtrar 10 litros de água por minuto. Esta é a The Water Box, uma caixa compacta criada para tornar mais acessível o acesso à água potável na cidade de Flint, em Michigan, nos Estados Unidos. Os residentes vivem uma séria crise hídrica de água limpa.

O projeto começou, há três anos, por iniciativa de voluntários de uma igreja Batista, que, por meio de doações, distribuía água engarrafada à população. A ação ganhou mais alcance e volume a partir do apoio de Jaden Smith – filho do ator Will Smith. Sua família possui uma empresa de água engarrafada (que inclusive é embalada em garrafa de papel e plástico de cana-de-açúcar) e sensibilizada com a causa criou uma versão reduzida do sistema de filtragem usado por ela mesma. Isso deu origem ao Water Box.

A caixa portátil filtra contaminantes nocivos, como metais pesados, sedimentos e bactérias. O processo é feito em quatro estágios:

Filtro de 5 mícrons: Remove os maiores sedimentos e bactérias da água.
Filtro de carbono: Remove metais pesados, como o chumbo.
Filtro de 1 mícron: Remove contaminantes microbiológicos menores e bactérias adicionais.
Filtro ultravioleta: Camada de tratamento extra contra todas as formas de materiais microbiológicos.

Para garantir que a água seja limpa e segura, o líquido é sempre testado pelos operadores do sistema – além de laboratórios credenciados – e os resultados são publicados abertamente.

O projeto vem sendo tocado pela organização sem fins lucrativos 501CThree, criado em parceria por Jaden Smith e o empreendedor Drew FitzGerald. São apenas dois filtros em funcionamento até o momento, mas com só um deles já foi possível ofertar 8.500 galões de água desde março deste ano.

Escândalo da água contaminada

Desde 2014, Flint vive uma crise aquífera após a gestão local passar a captar água de um rio contaminado com chumbo. Expondo 100 mil residentes ao perigo – sem que eles soubessem – 12 pessoas morreram. Somente em 2016, após o escândalo ser de conhecimento geral, a população foi orientada a usar somente água engarrafada ou filtrada. E não é só para beber, mas fazer qualquer uso que entre em contato com o corpo.

Apesar de hoje a qualidade da água já ser considerada aceitável, a orientação é continuar com os cuidados até que todos os canos da cidade sejam trocados.

Até o final de 2019, a cidade deve ganhar mais dois filtros portáteis, patrocinados pela Apple e Ellen DeGeneres. Os planos são ampliar para mais cidades norte-americanas a partir de 2020.

Para saber mais sobre o projeto, assista ao vídeo abaixo (ative as legendas no Youtube):

Leia também:

Italiano cria caixa compacta que fornece água potável e energia solar

Brasileira cria sistema que purifica água da chuva usando energia solar