- Publicidade -

Voluntários mantêm horta comunitária no centro de São Paulo

As hortas comunitárias têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos nas grandes cidades.

As hortas comunitárias têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos nas grandes cidades. Em São Paulo existe área de cultivo na rua mais famosa da cidade, a Avenida Paulista, mas também existem outros pontos espalhados por diferentes bairros. Um deles está localizado na região central com uma horta instalada no terraço do Centro Cultural de São Paulo.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

O espaço, que foi projetado na década de 70 para ser inicialmente apenas uma biblioteca, ganhou extrema importância cultural com o passar dos anos. Hoje, o centro reúne acervos históricos, apresentações musicais, exposições de artes, cursos e é um verdadeiro oásis em meio à agitação que o cerca.

A criação da Horta Comunitária dentro do CCSP teve início em 2011, como parte de um projeto interno. Hoje, ela ganhou mais força e conta com a ajuda de um coletivo que já tem muita experiência em criar e cuidar de espaços para a agricultura nas cidades, que é o coletivo Hortelões Urbanos.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

Todo último domingo do mês é marcado por um encontro no local, uma espécie de mutirão que reúne todos os voluntários interessados em ajudar a cuidar da horta. Qualquer pessoa pode participar e o objetivo do projeto, além de oferecer alimento de qualidade e orgânico, também é possibilitar a integração social, envolvendo, entre outros, os vizinhos e frequentadores do CCSP.


Foto: Divulgação

As mudas e os materiais necessários para manter a horta foram disponibilizados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Os interessados em participar deste projeto não precisam ter conhecimento prévio sobre agricultura. Esta é, inclusive, uma oportunidade de trocar experiências e adquirir muito conhecimento prático.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Serviço:

Centro Cultural de São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (ao lado do metrô vergueiro)

Telefone: 3397-4002

Curta a página dos Hortelões Urbanos e fique por dentro de mais informações.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo