Um filhote de baleia que ficou preso em uma rede de pesca foi salvo graças a um surfista de Santa Catarina. A boa ação aconteceu no último domingo (14) no Farol de Santa Marta, em Laguna.

O herói chama-se João Alberto Schmidt, conhecido como João Baiuka. Seu amigo Fhilippe Peixoto, o Marreco, também o ajudou na missão.

O resgate, que foi todo feito em alto mar, começou no final da tarde do domingo e durou cerca de três horas. A mãe do filhote ficou nas proximidades durante todo o período acompanhando o resgate.

João Baiuka, que também possui uma pousada na cidade, chegou até o local com a ajuda de um jet-ski e depois nadou até o animal. Ele cortou as redes por horas com a ajuda de uma faca. Os surfistas ainda captaram o momento em que o filhote se reencontra com a mãe.

O Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos (PMP-SP), que funciona na Udesc (Universidade do estado de Santa Catarina) de Laguna, foi acionado e acompanhou o resgate das areias da praia.

Baiuka fez um relato emocionante através de sua rede social: “O amor aos animais prevalece. Sem dúvida esse foi o resgate mais emocionante e difícil de toda a minha vida, agradecimento ao amigo e parceiro @fhilippepeixoto e principalmente a Deus. Depois de muitas tentativas o animal quase veio a praia, mas as energias positivas nos ajudaram.”

João Baiuka realmente mostrou muita coragem e determinação, porém, é preciso lembrar que o resgate feito por pessoas não especializadas não é recomendado.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.