- Publicidade -

Telhado verde inclinado camufla casa alimentada por energia solar

O teto verde ocupa todo o lado norte do imóvel e funciona como beiral que proteje o interior e oferece privacidade.

Foto: Superhelix/Reprodução

Na cidade polonesa Cracóvia, o estúdio Superhelix Pracownia Projektowa desenvolveu uma casa cujo design é inspirado em celeiros. Apesar do design não convencional, o que mais chama atenção no projeto é o telhado verde que se estende por toda a lateral do imóvel, deixando-o escondido sob a extensa vegetação. Graças a esta característica especial, o projeto foi apelidado de House Behind the Roof, e Casa Por Trás do Telhado, em tradução livre.

- Publicidade -

O imóvel de 610 m² está localizado em uma área residencial fora da cidade. Outras 10 casas fazem parte do conjunto habitacional cujo planejamento foi focado em garantir privacidade aos moradores. O design da Behind the Roof é mais audacioso e foi criado com um telhado que desenvolve dupla função, sendo também um beiral que protege o interior da casa, oferecendo ainda mais privacidade.

Foto: Superhelix/Reprodução

Apesar do exterior incomum retangular de um celeiro, parte interna da casa não é tão diferente. No piso inferior está a cozinha, uma área comum de convivência, banheiro e uma dispensa.  O térreo possui ainda portas de vidro que dão acesso a um deck com churrasqueira e espaço para refeições.No segundo andar da residência está o quarto principal e dois quartos extra, além de uma sala de jogos.

A ideia do teto-beiral

Na planta original, o telhado seria mesmo verde, mas seria plano, como é tradicionalmente. No entanto, os códigos de constrições locais não permitia, então os arquitetos adaptaram o projeto para acomodar um teto de 45º na lateral do imóvel. O resultado reforçou o conceito de privacidade do conjunto habitacional e proporcionou um ar mais exuberante à casa.

Paineis solares

Além da extensão do telhado verde ao longo do lado norte da casa, outra coisa que se destaca são os paineis solares instaladas do outro lado do teto. Eles são responsáveis pela alimentação energética da casa. A casa é equipada também com uma série de claraboias que permitem que o ambiente interno seja iluminado naturalmente durante o dia.

- Publicidade -
Foto: Superhelix/Reprodução

Materiais da construção

A parte externa da Behind the Roof é revestida de Cedro Vermelho Ocidental. Inicialmente, a madeira tem tons claros e, por ser uma espécie muito resiliente, a madeira não precisou de tratamento químico. Por isso, a madeira vai naturalmente mudando de cor com o passar do tempo, ficando em tons cinza-prateados e não vai precisar de manutenção constante.

Cuidados com o telhado

O telhado verde também não precisa de atenção demasiada para sua manutenção principalmente porque utilizaram na vegetação do telhado uma espécie de suculenta que pode ficar dias sem ser regada e cresce menos de 10 cm. Além disso, clima da cidade é chuvoso e garante a umidade que a planta necessita para sobreviver.

- Publicidade -