- Publicidade -

Uniformes antigos são transformados em cobertores para doação

Upcycling de 850kg de uniformes usados garantiu a doação de mil cobertores para 10 instituições sociais

upcycling uniformes Retalhar
Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 expôs e agravou ainda mais a desigualdade social no Brasil. Pessoas em situação de vulnerabilidade social dependem de doações de alimentos e outros itens, como roupas e produtos de higiene. Com o frio intenso, o apoio e solidariedade se tornam ainda mais importantes.

- Publicidade -

Diante desse cenário, uma parceria entre a Lwart Soluções Ambientais, empresa que trabalha com logística reversa de óleo lubrificante, e a Retalhar, empresa do segmento B que trabalha com o reaproveitamento de uniformes, possibilitou a destinação correta de uniformes antigos e a doação de cobertores a 10 instituições sociais que trabalham com a população carente.

upcycling uniformes Retalhar
Foto: Divulgação

A Lwart coletou mais de 850kg de uniformes antigos, que ficaram sem uso após a mudança de logo, e a Retalhar transformou estes resíduos em mais de mil cobertores, destinados a instituições sociais.

Criamos o projeto ‘Vamos Renovar Juntos?’ quando mudamos nossa identidade visual em 2020. Incentivamos nossos colaboradores de todo país a devolverem as peças de uniforme que não poderiam mais serem utilizadas. Ao final da campanha interna, ficamos com mais de 850kg de uniformes em mãos e percebemos nossa grande responsabilidade: qual o destino mais nobre e sustentável que poderíamos dar a esse material?”, conta Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Lwart Soluções Ambientais.

upcycling uniformes Retalhar
Foto: Divulgação

A solução foi encontrar e destinar o montante de uniformes a um parceiro que compartilhasse dos mesmos valores: a “Retalhar”, uma empresa sediada em São Paulo e que atua na logística reversa e destinação correta de tecidos.

- Publicidade -

Escolhemos essa empresa porque eles têm uma solução alinhada com o nosso propósito de economia circular. Nós na Lwart Soluções Ambientais cuidamos da logística reversa de resíduos pós consumo como o óleo lubrificante usado, enquanto a Retalhar trabalha na destinação ou transformação de resíduos têxteis. Ambas são ações importantes que se complementam, reinserindo no mercado produtos que seriam descartados, fazendo bem ao meio ambiente e comunidade.” afirma Laura.

Os cobertores foram doados a dez instituições sociais localizadas em 8 municípios pelo País, entre elas está a Paróquia São Miguel Arcanjo, coordenada pelo padre Júlio Lancellotti e localizada em São Paulo.

upcycling uniformes Retalhar
Foto: Divulgação

Escolhemos a Paróquia São Miguel Arcanjo como uma das beneficiadas com essa doação pelo nobre trabalho que eles já realizam há anos na comunidade local. Poder conhecer o trabalho realizado por eles e ajudar nesse momento é um orgulho para nós, sabemos que a ausência de um cobertor é um fator de risco para a população mais vulnerável. É ainda mais gratificante perceber que foram nossos uniformes que se transformaram em cobertores e que vão aquecer diversas pessoas, em São Paulo e também pelo país”, finaliza Laura.

- Publicidade -

Além de São Paulo, outras instituições nas cidades de Lençóis Paulista, Osasco, Canoas, Rio Grande, Curitiba, Lages e Cascavel, também receberam os cobertores transformados.

Retalhar

A quantidade de uniformes usados, e posteriormente descartados, por grandes empresas pode se tornar um grande problema ambiental. A Retalhar oferece para estas companhias uma maneira de destinar corretamente este material e estimular a economia circular, por meio do upcycling dos uniformes.

“A economia é uma ferramenta que deve equilibrar as trocas entre a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, não há meios de se gerar mudanças significativas sem o envolvimento direto dos grandes atores do mercado, e temos o orgulho de reunir cada vez mais clientes e parceiros engajados na solução de problemas socioambientais, comuns a todos nós.”

Jonas Lessa, CEO da Retalhar

Em um processo certificado, os uniformes são transformados em novos produtos, que vão desde cobertores até produtos personalizados que mantêm a identidade visual da empresa. Resíduos têxteis ganham uma nova vida e ajudam a gerar renda para comunidades de baixa renda, garantindo um impacto social e ambiental positivo.

A manufatura reversa dos uniformes é realizada por mão de obra inclusiva e especializada. O tecido resultante da reciclagem é triturado, desfibrado e reinserido como matéria-prima para a produção de cobertores, mantas acústicas ou espumas, usadas pela indústria da construção civil ou automobilística.

Outra alternativa oferecida pela Retalhar às empresas é a confecção de produtos personalizados. Com os novos produtos a identidade visual é mantida e a marca comunica sua preocupação com o reaproveitamento e destinação responsável de seus resíduos têxteis.

“A importância desse trabalho que a Retalhar oferece está em saber que , além de fazer a destinação correta, a nossa marca é preservada e valorizada. Nós temos a garantia de que nossos uniformes são descaracterizados”, explica Eduardo Campos, gerente de Sustentabilidade da Leroy Merlin, companhia que trabalha com a Retalhar.

upcycling uniformes Retalhar
Foto: Reprodução | Retalhar

Para mais informações, acesse retalhar.com.br.