UMAPAZ é inaugurada no Parque do Carmo (SP)
Voltada à educação ambiental, unidade leva atividades gratuitas para a zona leste da capital paulista
Voltada à educação ambiental, unidade leva atividades gratuitas para a zona leste da capital paulista
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) inaugurou a 4ª unidade da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) no Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo. A entrega marca as comemorações pelos 20 anos da UMAPAZ, celebrados em janeiro.
O lançamento também integra o projeto de requalificação do segundo maior parque da capital paulista. Com investimento de R$ 1.565.000,00, a nova unidade conta com 1.524 m² de área construída e infraestrutura totalmente acessível. O espaço reúne área administrativa, banheiros adaptados, salas para atividades educativas além de uma área externa voltada à recreação e ações ao ar livre.
O Parque do Carmo é parte essencial da proposta pedagógica da UMAPAZ, uma vez que o local possibilita a realização de atividades práticas, visitas monitoradas, ações de sensibilização ambiental e vivências educativas. Entre as iniciativas previstas estão os meliponários (criação de abelhas sem ferrão), fortalecendo o parque como referência em educação ambiental e cultura de paz na zona leste de São Paulo.

A UMAPAZ é um equipamento municipal público de livre acesso, dedicado à promoção da educação ambiental e da cultura de paz por meio de atividades gratuitas e abertas à população. Ademais, a universidade integra políticas públicas de educação ambiental com o incentivo à participação social, ao desenvolvimento da consciência ecológica e ao reconhecimento dos parques urbanos como territórios de aprendizagem.
Esta é a primeira unidade da UMAPAZ na zona leste da capital. Entretanto, além da nova estrutura no Parque do Carmo, a universidade já conta com:
Sede no Parque Ibirapuera (zona sul)
Unidade no Parque Previdência (zona oeste)
Unidade no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia (zona sul)

A expansão reforça a descentralização do acesso à educação ambiental em São Paulo, ampliando oportunidades de formação e participação cidadã em diferentes regiões da cidade.
“Só nos últimos 4 anos, a UMAPAZ contemplou mais de 540 mil pessoas, e com a inauguração da unidade no Parque do Carmo, temos certeza de que será um reforço para este trabalho e um avanço importante na democratização da educação ambiental em São Paulo”, afirma o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi. “Levar esse equipamento para a zona leste é reconhecer o papel dos parques como espaços de aprendizagem, convivência e transformação social, fortalecendo a cultura de paz e o cuidado com o meio ambiente junto à população”, completa.
