Estamos acostumados a acompanhar o teleton pelo canal SBT, no entanto a maratona de arrecadação de dinheiro para causas sociais teve início nos Estados Unidos e existe em várias partes do mundo. O modelo inspirou uma organização na Dinamarca a criar um evento similar para conseguir verba para plantar árvores.

Até onde se sabe, este é o primeiro evento televisionado que pede financiamento para o plantio de árvores. Ele foi organizado pela Sociedade Dinamarquesa de Conservação da Natureza e pela Fundação Rede de Árvores Crescentes e realizado, no último sábado (14), na floresta Gisselfeld Klosters Skove, próxima de Copenhague. O local reuniu personalidades da música para sensibilizar os telespectadores que acompanhavam tudo ao vivo pelo canal público TV2.

Chamado de “Dinamarca Planta Árvores”, o programa tinha como meta alcançar cerca de três milhões de dólares, para plantar um milhão de árvores, mas chegou a pouco menos disso: 2,67 milhões. O que ainda assim foi considerado um sucesso para a primeira empreitada. Além do plantio, 20% da grana arrecadada pelas doações serão destinados à conservação de florestas.

As árvores serão plantadas em diversos lugares do país, sendo a maioria de espécies nativas.

Foto: Peter H | Pixabay

Leia também: Plantar 1,2 trilhão de árvores seria solução contra aquecimento global.