agua de água
Fotos: Matheus José Maria

O Sesc (Serviço Social do Comércio) anunciou o encerramento da venda de água engarrafada sem gás em todas as unidades do estado de São Paulo. Em troca, a instituição reforça que vai ampliar o que já disponibiliza: água filtrada e gratuita.

A ideia é que os frequentadores levem suas garrafas reutilizáveis ou copos retráteis e usem os bebedouros e purificadores das unidades.

Com esta mudança, o Sesc estima que deixarão de ser geradas aproximadamente 2 milhões de garrafas plásticas por ano. “Além de diminuir a geração de resíduos, a ação considera que a água é um bem natural comum, essencial para a vida e fundamental para a promoção da saúde”, afirma a instituição.

O Sesc explica que foi preciso se preparar e as unidades vêm se adaptando há algum tempo. “Foi necessário, por exemplo, verificar se haviam pontos de energia e de abastecimento de água para executar as mudanças necessárias. Também precisamos calcular a quantidade de copos adequada e cuidar do armazenamento e higienização desses recipientes. Nas Comedorias, os copos retornáveis estão disponíveis ao lado dos bebedouros, e após o uso, devem ser devolvidos nos pontos indicados”. Os copos retornáveis serão disponibilizados para quem não tiver utensílio pessoal.

Agora, o mês de março de 2020 marca o fim da venda em todo o estado. A ação integra a campanha “Água de Beber”, que conta com uma programação gratuita repleta de atividades – confira aqui.

Fotos: Matheus José Maria

Leia também: Microplástico está presente em 93% das águas engarrafadas

Mundo está usando quase 500 bilhões de garrafas plásticas por ano

Em tom de humor, Islândia incentiva água da torneira em vez de garrafas