óleo usado
Foto: Divulgação

O despejo de resíduos de óleo do cozimento no lixo ou na pia tem um enorme potencial poluente. É preciso buscar locais que realizam a coleta e destinação correta do óleo usado para evitar a contaminação das águas, um bem tão precioso e cada vez mais escasso. Algumas marcas de óleo distribuem pontos de entrega voluntária em cidades brasileiras para recolher o óleo usado. É o caso do Liza Ação Renove, criado pela Cargill, que acaba de superar a marca de 11 milhões de litros recolhidos desde 2010.

Dando mais um passo para contribuir com a promoção de uma economia circular, o programa de logística reversa de óleos e gorduras está ampliando sua iniciativa com o lançamento de um projeto-piloto para a coleta de óleo em restaurantes.

Em fase experimental no Paraná, a ação permite que o óleo de fritura usado seja trocado pelo óleo Liza Algodão. Para participar, é necessário se cadastrar no programa e, a partir daí, receber as bombonas para começar a armazenar o óleo residual. A cada 100 litros coletados, o estabelecimento tem direito a trocá-los por um novo balde de Liza Algodão de 15,8 litros.

Óleo de cozinha usado
Foto: Ashwini Chaudhary(Monty) | Unsplash

“É um ótimo exemplo onde todos ganham. Ganha o restaurante, que troca seu óleo usado por um novo; ganha o distribuidor, que oferece um diferencial para seus clientes, aumentando a fidelização; e ganha também a empresa parceira, que ampliará sua rede de clientes”, avalia Marcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Onde descartar seu óleo usado

Individualmente, o Liza Ação Renove já contempla os consumidores disponibilizando acesso a pontos de entrega para reciclagem e reaproveitamento do resíduo.

Presente em 21 estados do Brasil, o projeto conta com 6.500 pontos de coleta (considerando também os de recolhimento porta a porta), com 800 pontos novos só em 2023. Somente no último ano, o programa ajudou a recolher 2,7 milhões de litros.

“O crescimento que alcançamos só foi possível graças ao engajamento tanto de consumidores quanto de operadores do food service que, nesses 13 anos, contribuíram para a ampliação da coleta porta a porta em casas, condomínios e restaurantes”, complementa Barela.

óleo de cozinha usado
Foto: iStock

A iniciativa conta com o apoio de restaurantes, supermercados, condomínios e escolas, onde o óleo usado pode ser entregue e é encaminhado para o reaproveitamento. Todo o material coletado é transformado em produtos sustentáveis, como o biodiesel, combustível alternativo de fonte limpa. A expectativa para 2025 é dobrar a capacidade de recolhimento em relação ao volume atual.

Para achar o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse o site da Liza – basta inserir estado, cidade e bairro.