- Publicidade -

Papa Francisco pede redução do consumo de carne

Carta aos participantes da Conferência da Juventude da União Europeia de 2022 fala da relação entre a proteína animal e a destruição da natureza.

Papa Francisco
Foto: Presidenciamx | Flickr

O Papa Francisco escreveu uma carta aos participantes da Conferência da Juventude da União Europeia em que pede “uma vida sem desperdícios” e trata da redução do consumo de carne como uma das formas de salvar o meio ambiente.

- Publicidade -

O evento ocorreu em Praga, entre 11 e 13 de julho. Na mensagem enviada logo no começo da conferência, o Papa cita a importância da redução do consumo de carne para que os jovens se comprometam com uma ecologia integral e quebrem essa tendência autodestrutiva gerada pelo consumismo.

Embora sem detalhar o impacto ambiental gerado pela produção das proteínas animais, o pontífice afirmou que “é conveniente, em certas regiões do mundo, consumir menos carne: também isto pode ajudar a salvar o meio ambiente”.

Em 2019, o papa já havia sido desafiado pela jovem ativista Genesis Butler e pela ONG Million Dollar Vegan a adotar o veganismo durante a quaresma. A Million Dollar Vegan comemora que, mesmo sem ter aceito o desafio de adotar uma alimentação vegana durante a quaresma em 2019, o Papa Francisco se mostre aberto a defender um menor consumo de carne e demonstre que entende seus impactos negativos que aceleram as mudanças climáticas.

Papa Francisco

- Publicidade -

Já se reconhece que a criação de animais para produzir carne, leite e ovos gera grandes emissões de gases de efeito estufa. Um estudo do Observatório do Clima, divulgado em junho, apontou que em 67% dos municípios brasileiros a criação de gado é a maior responsável pela quantidade de emissões.

“Uma alimentação vegana é provavelmente a maior maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas os gases de efeito estufa, mas a acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso da água. É muito maior do que reduzir seus voos ou comprar um carro elétrico”, detalhou o cientista Joseph Poore, da Universidade de Oxford, que liderou estudo publicado na revista Science em 2018 sobre os impactos da nossa alimentação no meio ambiente.

- Publicidade -

O desafio proposto

Há três anos, a ONG Million Dollar Vegan desafia líderes mundiais a adotarem o veganismo. Ao Papa Francisco, foi proposto um desafio para que ele deixasse os produtos com ingredientes de origem animal fora do prato por 40 dias até a Páscoa. Caso aceitasse, a ONG se propunha, na época, a doar US$ 1 milhão para uma instituição de caridade à escolha do pontífice.