Neste sábado (15) as praias do Rio de Janeiro receberão mutirões de limpeza. A ação é coordenada pelo Instituto Aqualung e conta com o apoio de empresas parceiras e voluntários interessados em ajudar a preservar as famosas praias cariocas.

O projeto acontece anualmente desde 2003 com o intuito de conscientizar a população sobre a destinação adequada dos resíduos deixados pelos humanos nas praias. Para tanto, os grupos de trabalho se reúnem em pontos pré-determinados e trabalham durante três horas na coleta dos materiais.

Neste ano, os grupos se reunirão nos seguintes locais: Posto 6 – Praia de Copacabana, Posto 7 – Praia de Ipanema, Quebra Mar – Barra da Tijuca, Parque da Prainha – Prainha, Praça do Coreto – Praia de Sepetiba, Praia da Moreninha – Ilha de Paquetá, Praia da Barra – Maricá, Praia dos Cavaleiros – Macaé.

A ONG convoca todos os moradores da região a participar e, assim, darem um “presente de natal” à natureza. Para participar não é necessário se inscrever. Basta chegar no horário da ação aos locais combinados.

O principal foto da coleta é a retirada de bitucas de cigarro, canudinhos, embalagens, palitos de sorvete, espetos e outros resíduos normalmente descartados pelos banhistas nas areias das praias e que só podem ser retirados com o auxílio humano.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.