Mulheres se unem para levar água potável a comunidade quilombola

Campanha lançada pela Europa Purificadores vai beneficiar 40 famílias que vivem em Campo Formoso, interior da Bahia

mulher idosa bebe água
Foto: SDW

Para comemorar os seus 40 anos, a Europa Purificadores lançou a campanha “Elas por 40” em parceria com a startup de impacto socioambiental Sustainable Development & Water For All (SDW) para arrecadar fundos e doar dispositivos de desinfecção da água de cisternas, que vão transformar a realidade de 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, comunidade quilombola pertencente ao município baiano de Campo Formoso, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada e potável.

A empresa vai doar parte dos R$ 125 mil necessários para o fornecimento de água para a comunidade, mas decidiu envolver uma rede de mulheres, para ampliar ainda mais o alcance do debate sobre o acesso à água potável e as tecnologias disponíveis para solucionar o problema.

Com a participação de executivas e pessoas influentes em suas redes, como Manuella Curti, Anna Luisa Beserra, Dani Junco, Teresa Vernaglia, Dawn Fleming, a campanha vai arrecadar doações, via plataforma Benfeitoria. Um ensaio fotográfico com todas as mulheres envolvidas é uma das ferramentas para ajudar a mobilizar a sociedade em uma causa tão importante.

campanha água
Carol Prates, Edith Bertoletti, Ester Neves, Jozi Lambert e Letícia Vidica são algumas das mulheres envolvidas na campanha. Fotos: Europa Purificadores

Aqualuz

O dinheiro será destinado à instalação do Aqualuz – dispositivo de desinfecção da água de cisternas via luz solar, que trata até 30 litros de água por dia. A tecnologia foi desenvolvida pela brasileira Anna Luisa Santos, vencedora do Prêmio Jovens Campeões da Terra de 2019, concedido Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

aqualuz agua potável cisternas
Tecnologia social Aqualuz é voltada principalmente para áreas rurais | Foto: ONU Meio Ambiente

Em áreas rurais, onde o acesso à água é precário e é de praxe a falta de saneamento, é comum os moradores usarem cisternas para captar a água que cai do céu. Mas, para ter garantia total que esta água não terá contaminantes é preciso buscar soluções inteligentes e foi o que Anna Luisa fez ao criar o Aqualuz: um sistema de purificação e desinfecção de água por meio de radiação solar. O dispositivo possui um indicador que muda de cor quando o líquido está seguro para o consumo.

O sistema é de baixo custo e fácil manutenção. Basta limpar com água e sabão e trocar o filtro natural – com o estoque de refil já fornecido – que ele estará pronto para reuso. Além disso, tem a durabilidade estimada em cerca de 15 anos (podendo durar até 20) sem necessitar de intervenções externas.

Elas por 40

A campanha lançada pela Europa Purificadores vai beneficiar 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada. De acordo com o levantamento da SDW, a implementação dos dispositivos de desinfecção da água na comunidade Lage dos Negros pode impactar diretamente mais de 150 pessoas – incluindo crianças e idosos.

Quer doar? As doações, via plataforma Benfeitoria que pode ser acessado aqui, vão até o final de julho.

Dados do último Censo, realizado em 2022, mostram que 6 milhões de brasileiros estão sem abastecimento de água adequado. “Cuidar da água para transformar vidas. Este é o propósito que motiva e orienta todas as ações que tomamos na Europa e eu acredito, sim, que podemos ser a transformação que queremos ver no mundo.

“Essa é uma campanha muito especial, colaborativa, com o objetivo de levar água de qualidade para quem precisa. Sou muito grata às mulheres que se juntaram a nós nesta campanha, formando uma rede potente com poder de amplificar a causa para transformar a realidade de 40 famílias no Quilombo Lage dos Negros”, explica Manuella Curti, CEO da Europa Purificadores. A empresa já se comprometeu a investir R$ 40 mil na iniciativa.

campanha água potável Europa
Manuella Curti, CEO da Europa Purificadores, lidera a campanha. Foto: Divulgação

Mobilizar para transformar

Para Anna Luísa Beserra, CEO da SDW, startup líder em soluções sustentáveis, que atua para resolver o problema de falta de água e saneamento em regiões remotas no Brasil, essa é uma ótima oportunidade para atingir ainda mais famílias e garantir a elas independência de acesso à água de qualidade.

“Até agora, impactamos 25 mil pessoas, reduzindo drasticamente as doenças de veiculação hídrica e melhorando a qualidade de vida nas comunidades atendidas. Nosso trabalho na campanha ‘Elas por 40’ tem o potencial de ampliar esses resultados, levando água segura para mais famílias. O Índice de Retorno Social sobre o Investimento dos nossos projetos evidencia o valor tangível que entregamos: por cada R$ 1 investido, geramos um retorno social médio de R$ 27. Isso não apenas salva-vidas, como também constrói bases sólidas para o futuro das comunidades,” destaca Anna Luísa.

Quer doar? As doações, via plataforma Benfeitoria que pode ser acessado aqui, vão até o final de julho.

cisterna aqualuz
Cisterna com o dispositivo Aqualuz. Foto: SDW