O Trote Ecológico é uma iniciativa dos criadores da página Juventude Sustentável, fundada em julho do ano passado no Facebook. A ideia trocar a violência dos trotes tradicionais pelo plantio de árvores.

Centenas de usuários no Facebook aprovaram o Trote Ecológico, uma proposta de interação pacífica entre os calouros e veteranos das universidades no ano de 2013. O desafio da versão verde do trote é fazer com que os novos universitários plantem o maior número possível de árvores na cidade em que vivem, atingindo não só os estudantes, mas também beneficiando toda a comunidade local.

De acordo com os membros da Juventude Sustentável, o que desencadeou a ação foi uma determinação aprovada em 2010 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que aborda a necessidade das campanhas e dos projetos de educação ambiental.  Assim, os organizadores do Trote Ecológico querem utilizar as redes sociais para conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente.

A página “Juventude Sustentável” foi criada no ano passado pelo estudante Rondinele Santana, da UNESC (União de Ensino Superior de Campina Grande). Mais de 119 mil usuários curtem a fanpage do movimento no Facebook, em que são postados conteúdos de cunho político e de educação ambiental, como mensagens de encorajamento ao plantio de árvores e à reciclagem do lixo.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.