O guia “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos”, lançado em 2015 pelo Instituto Mara Gabrilli, é mais uma ferramenta para incentivar as crianças a se divertirem e desenvolverem diferentes habilidades independentes de qualquer deficiência.

“Brincar é um exercício de imaginação e a busca de novas habilidades é que enriquece o processo de aprendizagem de qualquer criança- tenha ela ou não uma deficiência”, fala Mara Gabrilli no livro.

Além de dicas gerais sobre brincadeiras inclusivas, o livro traz sugestões específicas para aproveitar ao máximo as brincadeiras com os portadores de diferentes deficiências como a intelectual, auditiva, visual, física ou para os autistas.

O livro é totalmente ilustrado e ensina o passo a passo para fazer tabuleiros, argolas, desenhos ou bolas a partir de materiais simples como lápis de cor, garrafas pets, cola ou barbante. No total são 43 brinquedos que podem ser montados, além de 25 brincadeiras populares.

“Não há fórmula mágica para nenhuma criança – com ou sem deficiência – aprender. O que deve existir é respeito às potencialidades de cada uma, com a oferta de ferramentas adequadas. Presenciar o desenvolvimento de uma criança vale cada esforço dispensado. Acredite”, incentiva Mara Gabrilli.

Clique aqui para baixar o guia grátis.