ecovila permacultura
Foto: Arquivo Pessoal
- Publicidade -

A vontade de se reconectar com a natureza leva muita gente a sair das grandes cidades e experimentar uma vida em lugares mais tranquilos, com um estio de vida mais simples. A jornalista Fabiani Araújo, de São Paulo, tinha este desejo. Com uma vida bem corrida e estressante, ela sempre se perguntava como poderia mudar seus hábitos.

Faltando um ano para terminar os estudos numa segunda graduação, Fabiani teve uma crise de ansiedade e decidiu sair do emprego, ainda sem planos concretos – sabia apenas que precisava de um tempo para cuidar da sua saúde.

Conversando com uma amiga, que havia acabado de voltar de uma experiência trabalhando como voluntária em Boipeba, a jornalista decidiu que era hora de sair de São Paulo e experimentar novas vivência.

- Publicidade -
ecovila permacultura
Foto: Arquivo Pessoal

Urbana desde criança, Fabiani tinha um pouco de medo na natureza. Ainda assim, decidiu então buscar por ecovilas e fazer algo que a tirasse de sua zona de conforto. Ela decidiu passar um tempo na Ecovila Pau-Brasil, que fica a 30 minutos de caminhada da Praia de Cotovelo e a 12 km da Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte.

A ecovila tem cerca de 2000 m² de Sistema Agroflorestal e conta com um restaurante vegano, o Magias da Terra. Os anfitriões Pedro e Larissa cuidam do plantio e colheita da agrofloresta há 5 anos, e recebem voluntários que trocam trabalho por hospedagem e experiências.

ecovila permacultura
Voluntários apendem sobre o cultivo de hortaliças. Foto: Worlsdpackers

Rodeado de natureza, cerca de 70% da comida é produzida na ecovila, tanto para consumo dos anfitriões e hóspedes, como para os clientes do restaurante.

Estadia (bem) prolongada

O que era para ser uma viagem de 15 dias, acabou se transformando em uma vivência de 9 meses na ecovila. Fabi começou sua história no lugar cuidando das redes sociais do restaurante em 2021. Mas, além de trabalhar como social media, ela acabou aprendendo muito sobre veganismo, agrofloresta e permacultura. Ela tinha muito material teórico disponível na na biblioteca da ecovila e a vivência prática completou o aprendizado.

ecovila permacultura
Foto: Arquivo Pessoal

Ajudar a natureza é ajudar a nós mesmos

As atividades de plantio, colheita, manutenção e poda de árvores, trilhas e passeios, o voluntariado em ecovila representou uma grande mudança na vida da Fabi.

ecovila permacultura
Sistema Agroflorestal na Ecovila Pau-Brasil. Foto: Worldpackers

Ela se tornou vegana e emagreceu mais de 20 kg durante a viagem. Teve mudança também em seu condicionamento físico, tendo mais energia e acordando mais cedo, ajustando seu relógio biológico à natureza ao redor.

A jornalista conta que a experiência resgatou sentimentos de conexão e bem estar que estavam perdidos em si, e que ajudou ainda na sua carreira. No último ano, tornou-se sócia no projeto Agroflorestando ao Pé da Planta, trabalhando ao lado do educador e especialista em agricultura sintrópica Namastê Messerschmidt.

ecovila permacultura
Restaurante Magias da Terra, onde Fabiani trabalhou por 9 meses. Foto: Worldpackers

Como começar a fazer voluntariado ambiental?

Na Ecovila Pau Brasil, há vagas de voluntariado para ajudar no planejamento estratégico das tarefas do sítio, limpeza, ajudar na horta e agrofloresta, pintura, consertos, marcenaria e até mesmo aprender a fazer conservas ou ajudar na cozinha do restaurante. 

Você pode começar a sua busca na página de vagas para voluntariado em ecovilas e sítios agroecológicos aqui na Worldpackers.

ecovila permacultura
Foto: Worldpackers

Experiências nesses locais podem nos mostrar como a natureza é abundante, nós é que não a conhecemos o suficiente para trabalhar junto com formar uma sociedade consciente, colaborativa e regenerativa.

Se você curtiu a ideia e quer conhecer mais profundamente a permacultura e técnicas de agrofloresta, confira:

ecovila permacultura
Sementes usadas na ecovila. Foto: Arquivo Pessoal

Turismo de impacto

Para conhecer estes e outros destinos, trocando hospedagem por trabalho voluntário, acesse o site da Worldpackers, crie o seu perfil gratuito. Existem planos disponíveis para viajante solo, casais e com cursos online inclusos para você se preparar para sua viagem.

Com o código promocional CICLOVIVO você ganha USD 10 de desconto em qualquer plano. O cupom garante acesso a experiências de voluntariado em mais de 140 países e a todos os benefícios oferecidos pela plataforma, como o Seguro Worldpackers.

Por Juliana Arthuso | Worldpackers

ecovila permacultura
Horta da Ecovila Pau-Brasil. Foto: Worldpackers

LEIA MAIS:

- Publicidade -