- Publicidade -

Estudantes em Camarões produzem botes reutilizando garrafas PET

O intuito do projeto Madiba & Nature, iniciativa de alunos camaroneses, é conscientizar a população sobre o descarte indevido do material.

Milhares de garrafas de plástico são utilizadas – e descartadas – diariamente em todos os lugares do mundo. Em Camarões, país da África Central, não é diferente, e ao notar os problemas que o uso assíduo e descarte incorreto desse material causavam na cidade de Kribi, Essome Ismael, um jovem empreendedor, decidiu fazer algo a respeito e a Madiba & Nature é o resultado desta ação.

- Publicidade -

Ele iniciou um projeto junto a jovens estudantes para recolher e reaproveitar as garrafas descartadas de um modo que fosse útil para a população da cidade: montando botes flutuantes. De acordo com Ismael, a região ribeirinha na qual o projeto foi fundado tinha uma grande necessidade de barcos para pesca, e os botes de garrafa poderiam suprir essa necessidade, além de prevenir que enchentes causadas pela poluição plástica nos córregos da cidade voltassem a acontecer.

Local de onde integrantes do projeto recolheram garrafas descartadas incorretamente | Foto: Madiba&Nature/Reprodução

Cerca de mil garrafas de plástico são reutilizadas para fazer uma embarcação, que leva aproximadamente uma semana para ser construída. Para isso, os estudantes camaroneses passaram a recolher garrafas tanto em Kribi como nas cidades vizinhas.

Expansão do projeto

Além das canoas feitas de garrafa, que foram o pontapé inicial do projeto, agora a Madiba & Nature produz também outros objetos de uso, como móveis, objetos decorativos e até mesmo casas ecológicas, como explicam em sua página no Facebook. “Nós também auxiliamos a promover para pessoas, comunidades, associações, companhias ou estados os princípios da economia circular para garantir a sustentabilidade de sistemas e construir um mundo mais verde.”

Equipe do projeto Madiba&Nature com bote produzido com garrafas reutilizadas | Foto: Madiba&Nature/Reprodução

Para expandir o acesso da população a esses conhecimentos, eles oferecem cursos e treinamentos para voluntários, participam de workshops abertos e compartilham suas experiências com as comunidades locais. “Queremos contribuir na criação da maior geração de ‘faça você mesmo’, recicladores e reutilizadores a fim de promover a conservação da natureza e a diversificação de oportunidades de negócios no setor verde.”

- Publicidade -