Uma escola estadual no Rio de Janeiro instalou um biodigestor para transformar mais de uma tonelada de resíduos orgânicos em energia limpa. É o projeto “Vamos dar um gás”, que está sendo desenvolvido no Ciep 441 – Mané Garrincha, localizado em Magé, na baixada fluminense, região metropolitana do Rio.
Sobras de alimentos, cascas de legumes e matéria orgânica em geral somam 1,5 tonelada de lixo orgânico na instituição. Todo esse montante agora terá destinação não só “correta” como também benéfica para o próprio colégio. Os resíduos serão transformados em biogás, que será usado como gás de cozinha, e biofertilizante, que será empregado na horta da escola.
O biodigestor foi instalado no último dia 29 de fevereiro com a ajuda dos alunos. “Foi incrível ver o biodigestor de perto. Ele não é importante apenas para a escola, mas também para a sociedade. Eu mesma quero ter uma na minha casa, afinal, além de destinar corretamente o lixo orgânico, a gente ainda economiza na compra do gás”, afirma Catarina Santana, estudante da 2ª Série do Ensino Médio do Ciep 441 – Mané Garrincha, definida pela Secretaria de Educação como uma Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades.
Realizado em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto terá o apoio técnico da instituição de ensino e dos próprios estudantes. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a ideia é que, com o biodigestor operando plenamente, os alunos e professores possam monitorar de perto todo o processo de produção de biogás, desde a coleta dos resíduos orgânicos até a produção final.
“Ele [o biodigestor] será cuidado pela equipe técnica da UFRJ e operado por nossos alunos ao longo do ano. O debate sobre o meio ambiente está em alta, como deve ser, e para os alunos é uma forma de ver como a sustentabilidade pode ser viável até mesmo em um ambiente escolar”, detalha o diretor-adjunto da unidade, professor Sidney Cardoso.
Ferramenta pedagógica
Aliando sustentabilidade e educação, a iniciativa também será usada como uma ferramenta educacional, integrando conceitos de Química, Gestão de Resíduos Orgânicos, Empreendedorismo e Sustentabilidade no currículo escolar.
É um projeto que mostra na prática questões de sustentabilidade e formas alternativas de produzir energia renovável. Muitos não imaginam que é possível gerar gás usando restos de alimentos.
Além disso, o reaproveitamento de resíduos orgânicos pode ainda ser tema de aulas sobre desperdício de alimentos na merenda escolar e sobre o montante de lixo que vai parar no aterro sanitário todos os anos – gerando outros gases poluentes, como o gás metano.
Com informações da SEEDUC/RJ