samsung respostas para o amanhã
- Publicidade -

A Solve For Tomorrow é um programa global que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Em sua 8ª edição, o programa promovido pela Samsung declarou como vencedores os projetos desenvolvidos por equipes do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Os vencedores nacionais foram os alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos (SP), que desenvolveram um projeto de reaproveitamento de resíduos orgânicos. 

A equipe de quatro alunos observou um alto desperdício de alimento em ambiente escolar. Para resolver o problema, eles criaram um biodigestor que transforma o alimento descartado em biogás, a ser utilizado no fogão da escola. Os estudantes desenvolveram ainda uma calculadora para ajudar as merendeiras a preparar a quantidade adequada de alimentos para evitar o desperdício.

- Publicidade -

Segundo a professora de química e orientadora do projeto, Barbara Guedes Rodrigues, os alunos começaram a desenvolver o protótipo a partir de uma pesquisa sobre o consumo de alimentos na escola. “Eles observaram um desperdício maior de comida por parte do ensino fundamental, mas muitas vezes havia também um problema de cálculo de quantidade e era preparada mais comida que o necessário. Esse alimento ficava intocado no prato dos alunos e o nosso objetivo com o protótipo é reduzir esse descarte de comida”, explica.

Atualmente, a equipe já desenvolveu um biodigestor maior, que comporta até 4kg de alimento, e outros dois menores, que comportam até 1kg. No futuro, os alunos querem estender o uso do biogás produzido para o sistema de energia da escola. Já a calculadora virtual está prestes a ser inserida na rotina escolar. Na etapa de mentorias, os alunos também desenvolveram um livro de receitas com ideias de como reaproveitar alimentos não utilizados, como pães amanhecidos.

Outros destaques

O segundo e terceiro lugar foram para as equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na cidade de Crateús, e da Escola Dario Gomes de Lima, em Flores, Pernambuco, respectivamente.

Além disso, o grupo de alunos da Escola C E EF M Profis Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo, Paraná, recebeu a Menção Honrosa por seu projeto de sustentabilidade, desenvolvido para evitar o desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita.

Pela votação do Júri Popular, os três projetos mais votados foram das equipes da Escola EEB Bom Pastor (Chapecó, SC), que desenvolveu um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes que apresentaram sequelas respiratórias da Covid-19; da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo, RS), que apresentou um projeto em sustentabilidade, e da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva (Ocara, CE), com um trabalho focado na área de agricultura

Premiação

Os vencedores foram selecionados por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, Cenpec, especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais na área de educação, ciências e tecnologia. 

“Essa é uma iniciativa que estimula alunos e professores a desenvolverem soluções inteligentes e inovadoras para desafios reais de suas comunidades, por meio da experimentação científica e/ou tecnológica. E é muito gratificante ver o quanto eles evoluíram em criatividade, prática e, principalmente, em aprendizado”, conta afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais, foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas. Além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwatches Samsung (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.

Todos os estudantes finalistas também receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

Solve For Tomorrow

Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, é uma iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow e está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

- Publicidade -