Havaianas Pantanal
Foto: Reprodução | Loja IPÊ

Os incêndios no Pantanal já queimaram mais de 25% do bioma e muitas pessoas querem saber como ajudar os brigadistas e ambientalistas que estão na linha de frente, combatendo o fogo e ajudando os animais.

É possível fazer uma doação para as diversas organização que estão atuando na região, mas agora também dá para ajudar comprando uma das Havainas da coleção lançada em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

A famosa marca de chinelos doou 100 mil unidades para o IPÊ e a nova coleção conta com ilustrações de algumas espécies do Pantanal como o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), além de outras espécies brasileiras que habitam outros biomas, como o gavião-real (Harpia harpyja).

Até o momento, dados mostram que mais de 25% do Pantanal já queimou por conta dos incêndios florestais e o IPÊ está apoiando ações de combate ao fogo neste bioma que é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta Terra.

O Instituto fez contato com pessoas e organizações que trabalham na linha de frente do combate a incêndios e resgate de animais, tanto no norte como no sul do Pantanal para identificar as melhores formas de apoiá-los.

Espécies ameaçadas

Hoje, por meio do seu projeto Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira (INCAB), o IPÊ disponibiliza profissionais e conhecimento técnico para a região, e, com doações que recebe, como a de Havaianas, auxilia para combater o incêndio e ajudar os animais afetados pelo fogo, além de promover informações atualizadas sobre a situação e ação in loco.

“O momento é grave e demanda atenção: milhares de animais estão morrendo, inclusive antas, espécie que estudamos e lutamos para conservar de diversas formas há quase 25 anos. Além disso, o Tatu-Canastra e Tamanduá-Bandeira, espécies que também pesquisamos, estão sofrendo riscos sérios”, explica Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios do IPÊ.

“A degradação florestal, seja causada por incêndios ou desmatamento, impacta a vida no planeta de maneira geral, piorando a crise climática que já estamos enfrentando e afetando a qualidade de vida de todos nós”.

A coleção Havaianas IPÊ pode ser comprada nas lojas físicas da marca ou pelo site lojadoipe.org.br.

Parceria

A parceria entre IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – e Havaianas já é de longa data. São 16 anos de uma relação sólida com uma coleção permanente que conta com lançamentos anuais e é vendida em cerca de 100 países. Todas as vendas têm 7% do valor líquido revertido para o Instituto que luta pela conservação da biodiversidade brasileira – um total de R$ 9,2 milhões entre 2004 e 2019.