Além da hidratação necessária para os dias de folia, quem comprar água no carnaval, em São Paulo e no Rio de Janeiro, vai ajudar pessoas que não tem acesso a este recurso fundamental. As duas cidades vão ter como marca oficial de água a AMA, cujo lucro é 100% destinado a levar água para quem não tem.

O valor arrecadado vai financiar projetos como a construção de cisternas para armazenar água ou a instalação de sistemas de abastecimento. Desde seu lançamento, em 2017, a marca já lucrou mais de R$ 4 milhões e, com as vendas deste carnaval, espera arrecadar mais R$ 350 mil – valor suficiente para levar água a cerca de 6 mil pessoas.

Água em lata

Além do impacto social, AMA fará uma ativação para ajudar também o meio ambiente: foliões de São Paulo e do Rio de Janeiro vão ter acesso à agua em lata, inovação anunciada em 2019 pela marca. Uma ação de sampling que acontecerá em pontos estratégicos das duas cidades – quem tiver interesse, pode procurar por AMA em lata nos principais metrôs e saídas de blocos das cidades.

A embalagem em lata é mais sustentável porque quase todas as latinhas de alumínio (97,3%) são recicladas no Brasil. Em média, elas demoram 60 dias, a partir da compra, para voltar às prateleiras dos mercados.

Importância da hidratação

A hidratação é essencial para garantir disposição e saúde para o carnaval já que a festa acontece em pleno verão e envolve o aumento de consumo de bebidas alcoólicas. Para garantir uma folia responsável, vale intercalar o consumo de álcool com o de água. 

Sobre AMA

No fim de 2015, a área de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água. Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável.

Com o lançamento da AMA em março de 2017, a cervejaria contribui para que o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU seja concretizado: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.