- Publicidade -

130 voluntários se unem para limpeza de praia em Santos

Em menos de 1km de faixa de areia mais de 6 mil bitucas de cigarro, 8kg de plástico e até um pneu foram retirados da Praia do Gonzaga

limpeza de praia
Foto: Divulgação | Sprite

Um grupo de aproximadamente 130 pessoas se uniu para uma ação de limpeza da Praia do Gonzaga, em Santos, litoral Sul de São Paulo. A ação aconteceu no último domingo e comprovou que estamos longe de ter uma solução para a poluição das praias e oceanos. Em cerca de 600 metros de faixa de areia, entre os canais 2 e 3, foram recolhidas mais de 6 mil bitucas de cigarro, cerca de 200 hastes de cotonete e quase 900 tampas, de metal ou plástico. Até um pneu estava entre os resíduos descartados incorretamente na praia.

- Publicidade -
limpeza de praia Santos
Foto: Divulgação | Sprite

No total, foram recolhidos 8 kg de plástico, 1kg de isopor, 14,5 kg de borracha, 4 kg de vidro, 7,5 kg de metal, 2 quilos de tecido, e 6,5 kg de outros materiais. A quantidade de tipos de resíduos encontrados na areia também impressiona:

  • Bitucas de cigarro: 6.085
  • Tampas de metal: 522
  • Tampas PET: 353
  • Canudos: 333
  • Lacres de latinhas: 290
  • Pellets: 240
  • Hastes de cotonete: 197
  • Eppendorf: 162
  • Hastes de pirulito: 143
  • Rolhas de plástico: 23
  • Garrafas de vidro: 15

Depois da coleta, todo o material foi separado, pesado e encaminhado para a COOMARES (Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista). O mutirão foi mais uma ação do Projeto de Limpeza de Praias e Rios, que já havia passado por Recife e Salvador e desembarcou pela primeira vez em São Paulo.

mutirão limpeza de praia
Foto: Divulgação | Sprite

Iniciado em dezembro, o projeto de limpeza de praias e rios é realizado em parceria com o projeto Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil e, ao todo, passará por 6 regiões do Brasil com ações para coleta de resíduos.

Nas próximas semanas o projeto segue para Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Nessa primeira fase, cada região receberá 4 mutirões durante o ano, com ativações realizadas em parceria com fabricantes parceiros do Sistema Coca-Cola e ONGs regionais que atuam para a conservação do meio ambiente.

- Publicidade -
limpeza de praias resíduos
Foto: Divulgação | Sprite

Em Santos, o mutirão de limpeza de praia teve o apoio da marca de refrigerantes Sprite, do Instituto Ecofaxina, organização que trabalha para reduzir o aporte de plástico no meio ambiente, e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos.

Entre os participantes, Marcos Liborio, Secretário do Meio Ambiente de Santos, além de influenciadores digitais, profissionais da imprensa, voluntários do Instituto EcoFaxina e funcionários da Coca-Cola FEMSA e do Pacto Global da ONU no Brasil.

Pactos e ações em defesa dos oceanos

Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar. No Brasil, o Blue Keepers é uma das iniciativas que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

- Publicidade -
poluição plástica plástico
Foto: Pixabay

No âmbito internacional, o Pacto Global das Nações Unidas convoca as empresas de todo o mundo a alinharem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.

São 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países – a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

microplástico no sangue
Foto: Marc Newberry | Unsplash

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Garrafas transparentes

Uma das empresas participantes do Pacto Global no Brasil é a Coca-Cola FEMSA que, em 2022, trocou as garrafas verdes usadas como embalagens de Sprite por garrafas transparentes. A mudança teve como objetivo facilitar a reciclagem do material.

garrafa Sprite
Foto: Divulgação | Sprite

Ao contrário da tradicional PET verde, a embalagem transparente contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares. Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida.