O Mercado Livre, empresa de  tecnologia para o e-commerce, uniu-se ao Programa de aceleração Mayma Humanidade Empreendedora  para lançar o “Empreender com Impacto”, iniciativa de formação online para empreendedores com ideias e negócios capazes de gerar impacto econômico, social e/ou ambiental. O Programa busca apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai por meio de uma comunidade que reúne ferramentas, conteúdos e especialistas do ecossistema de impacto da região.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 22 de maio. Para lançar o programa serão realizadas três aulas online abertas, gratuitas, com a participação de empreendedores e especialistas dos campos de sustentabilidade e empreendedorismo de impacto: Denise Alves, Fernando Assad e Célia Cruz.

O programa de formação é composto por 15 aulas online (webinars), acompanhamento de especialistas e uma plataforma de aprendizagem com materiais de apoio para aprofundar o conhecimento. Além disso, os participantes terão acesso a mentorias, seminários internacionais relevantes, à comunidade empreendedora latino-americana e concorrerão a prêmios para impulsionar seus negócios: US$ 5 mil mais benefícios significativos para a utilização do ecossistema de soluções do Mercado Livre.

“Acreditamos nos empreendedores como verdadeiros agentes de mudança e sabemos que a transição para uma nova economia exige o engajamento de todos. Nesse sentido, articulamos organizações latino-americanas buscando fomentar o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis na região”, afirma Laura Motta, especialista de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

Mateus Mendonça, fundador da Giral Viveiro de Projetos, parceira da Mayma no Brasil, acrescenta: “Ao participar da execução desse programa no Brasil, estamos gerando valor compartilhado e contribuindo para a  articulação de uma comunidade latinoamericana de impacto”.

A programação completa, critérios de participação, custos de inscrição e informações sobre bolsas também estão disponíveis no site.

Aulas online abertas e gratuitas

Para marcar o lançamento do “Empreender com Impacto”, o Mercado Livre vai promover três webinars gratuitos nos dias 9, 13 e 16 de maio, Para participar, basta se inscrever no site do programa e, no horário marcado, conectar-se aos vídeos. Veja a agenda:

09/05 – Denise Alves, da Touch Green, fala sobre Negócios Conscientes. Desde 2017, Denise vem liderando projetos para clientes que desejam posicionar suas marcas de um ponto de vista social ou ambiental.

13/05 – Fernando Assad fala sobre sua experiência na Vivenda, negócio social brasileiro que busca revolucionar o mercado de reformas habitacionais para a população de baixa renda.

16/05 – Célia Cruz, do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), aborda os desafios e oportunidades no ecossistema dos negócios de impacto.

Veja também:

5 vídeos sobre conceitos e reflexões ligados ao negócio e impacto social

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.