- Publicidade -

Campanha arrecada fundos para reflorestar área destruída por queimada

Além de ajudar a regenerar o local, as pessoas ainda podem participar de vivências educacionais agroecológicas.

Campanha arrecada fundos para reflorestar área destruída por queimada
Imagem: Matoca

Em julho deste ano, um incêndio de origem desconhecida atingiu a Matoca, uma comunidade agroecológica localizada em Araraquara, no interior de São Paulo. Com o incêndio, grande parte da floresta e de áreas de recarga da nascente foram degradadas. 

- Publicidade -

Para mudar esse cenário, o coletivo organizou uma campanha de financiamento coletivo com ótimas recompensas para quem deseja fazer parte da construção de um mundo mais biodiverso. A regeneração da área de recarga aumentará o volume de água da nascente que futuramente pode dar origem a um curso d’água na região, contribuindo com todo o seu entorno.

Entre as recompensas por apoiar a campanha estão plantar uma árvore em seu nome, participar de visitas e vivências no local, entre muitas outras oportunidades que podem enriquecer sua aprendizagem sobre a agroecologia e aumentar a sua rede na área de negócios regenerativos.

Comunidade Agroecológica “Matoca”

A Matoca é um pequeno projeto de um oásis regenerativo que fica localizado em uma região onde impera a monocultura de cana de açúcar, onde o clima vem se tornando cada vez mais seco e o solo mais pobre e árido. A comunidade está sendo construída com a esperança de trazer a vida de volta. 

“Chegamos na propriedade em 2018 e nesta época só havia um pequeno fragmento de vegetação nativa e muito mato, muito mesmo! Desde então estamos vivendo a transição para o meio rural agroecológico. Estamos bioconstruindo nossas estruturas, plantando comida orgânica, recuperando a nascente e compartilhando muito aprendizado e afeto. Buscamos plantar sementes de esperança nas pessoas que visitam a Matoca e nas que acompanham nossos conteúdos nas redes sociais, agregando os moradores do entorno nesses processos”, diz Vivi Noda, responsável pela comunicação da Matoca.

- Publicidade -

“Florestas nos trazem água, biodiversidade, conforto térmico, comida e até trabalho e renda!”

– Vivi Noda

A Matoca deseja oferecer teto, comida, trabalho, renda e afeto para os seus integrantes. “Somos plantadores, bioconstrutores, comunicadores, artistas, professores, aprendizes e muito mais! Nosso objetivo é preservar e regenerar nosso entorno, mas também reflorestar o imaginário das pessoas, mostrando que é possível viver de forma agroecológica”, diz Vivi.

Financiamento coletivo “turbinado”

O modelo de financiamento coletivo escolhido no site Benfeitoria, vai triplicar o valor arrecadado, ou seja, para cada R$ 1 investido na regeneração da área, o Fundo vai investir mais R$2.

- Publicidade -

O tipo de apoio é chamado “tudo ou nada”. Caso o projeto seja bem sucedido e atinja 100% ou mais da meta estipulada na campanha, a Matoca vai receber o dinheiro arrecadado e entregar as recompensas aos seus apoiadores. Caso a campanha não atinja a meta, o seu dinheiro é devolvido.

Clique aqui para participar e conferir todas as recompensas oferecidas.