Instituído pela ONU em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente será, pela primeira vez, atrás da tela. Ainda assim, é importante estar atento às reflexões que o momento impõe. A natureza está gritando pela nossa atenção. Se por um lado há tão pouco a se comemorar nesta área, não faltam inspirações e debates para impulsionar um futuro melhor. E este é o nosso convite com a série de eventos – que acontecem nesta sexta-feira (5) -que listamos abaixo. Fique em casa, mas mobilize-se para ajudar a construir um novo tempo.

Maratona de lives

Todas às sextas, a partir das 13h, a WWF-Brasil está realizando bate-papos. Nesta semana a conversa será sobre “O que podemos fazer pelo futuro da Amazônia?”, com o Diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil, Raul Valle, a assessora política da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileiras (COIAB), Valéria Paye, e o premiado fotojornalista brasileiro, ativista ambiental e co-idealizador do Instituto Terra, Sebastião Salgado. A conversa será transmitida pelo Facebook do WWF-Brasil e você pode enviar perguntas pelo chat.

Em parceria com o site Quero na Escola, o WWF-Brasil também promoverá uma aula aberta sobre meio ambiente, com o nome “Como Salvar o nosso Planeta“. A ação faz parte do projeto Nosso Planeta Educação. A aula terá duas sessões, das 10h às 11h e das 16h às 17h, todas transmitidas pelo YouTube do WWF-Brasil.

O Green Nation vai realizar uma Mega Live a partir das 10h. Durante seis horas seguidas, artistas, filósofos, cientistas, lideranças e educadores compartilharão suas visões sobre temas como os desafios do ensino digital, a situação atual das queimadas e do desmatamento na Amazônia e o futuro pós-pandemia. Também haverá atividades ao vivo sobre alimentação, jardinagem e bem-estar. Denise Hamú, do PNUMA, dividirá a mesa “Qual será o mundo pós COVID-19” com Ailton Krenak e Christiane Torloni, sob a moderação de Sergio Besserman, às 10 horas. A transmissão será pelo Facebook e YouTube do Green Nation.

Ainda no canal do GreenNation, uma bate-papo online da iniciativa Verdejando vai reunir o ator Mateus Solano, a jornalista Ananda Apple, o ambientalista Nik Sabey da iniciativa ‘Novas Árvores por Aí’, e a engenheira florestal Aretha Medina, da SOS Mata Atlântica.

Durante o debate “Conexão com a natureza: como ela pode salvar nosso futuro”, às 14h, o público será convidado a plantar ao mesmo tempo que os participantes da live. A ideia é formar uma grande corrente de apoio ao meio ambiente, onde cada um, a partir de sua casa, poderá contribuir plantando mudas ou sementes, um ato simbólico para contribuir com a luta coletiva pela proteção dos nossos biomas. 

Outro encontro online que promete ser muito interessante acontece entre Ailton Krenak e Emicida. Os dois vão falar sobre preservação ambiental, às 16h, no Instagram do GNT (@gnt).

A economia circular vai ser tema de uma live, às 17h, no canal da Abeaço no YouTube. Thais Fagury, presidente da Abeaço; Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change BrasilEduardo Rajabally, diretor e documentarista; Gui Brammer, fundador e CEO da Boomera; e Sylvio Rocha, produtor e sócio diretor da Tocha Filmes vão falar sobre economia circular e como a pandemia pode acelerar a adoção deste novo modelo.

Durante a live, os expectadores poderão conferir ainda um trecho do documentário longa-metragem “Um presente à prova do de futuro” de 2019, que aborda a economia circular. 

Às 18h, Dominic Barter, precursor de Comunicação Não-Violenta no Brasil, abordará a importância do diálogo e sua urgência em tempos de instabilidade e pandemia. Para ele, uma das chaves para manter um diálogo saudável é fazer a distinção entre a forma e o sentido, ou seja, buscar entender o significado por trás das palavras usadas e da maneira como alguém disse algo.

Você pode assistir entrando no perfil de Instagram do Despolarize e o Redes Cordiais, que estão fomentando uma série de vídeos didáticos.

Já a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais transmite a livePrevenção e Combate ao Lixo no Mar”, às 14h, pelo canal Abrelpe no Youtube. Com moderação de Carlos Silva Filho, diretor presidente da entidade, o evento online contará com as presenças João Mavolta, fundador do Instituto Ecosurf; Marcus Fernandes, coordenador de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos/SP; Gabriela Otero, coordenadora técnica da ABRELPE; e Guilherme Turri, consultor em comportamento, sistemas e políticas públicas de resíduos sólidos.

Palestras

O Centro Universitário Internacional Uninter promoverá 12 horas de palestras, das 9h às 21h, com o tema central “Terra: vamos cuidar da nossa casa e da casa da vida”. Chamado de Maratona da Sustentabilidade, o evento será realizado pelo Facebook.

Quem quiser receber certificado, pode se inscrever previamente.

Mostra de fotos

Pucón, Chile. | Foto: Pedro Côrtes

O professor Pedro Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, lança exposição fotográfica Ambiens. Segundo ele, o objetivo da mostra é “utilizar a fotografia para reavivar nas pessoas o espírito preservacionista”. São 80 imagens de diversas paisagens da América Latina disponíveis online.

Lançamento de livro

Nesta sexta-feira às 14h, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e o diretor geral do Instituto Florestal Luis Alberto Bucci lançam virtualmente o livro “O passado magnífico da ilustração e da pesquisa científica no Serviço Florestal do Estado de São Paulo – 1942 a 1960“.

O livro é resultado da pesquisa individual de oito anos do pesquisador científico do Instituto Florestal João Batista Baitello. Traz ilustrações botânicas de flores e plantas, representadas em seus pormenores, o que permitiu que fossem reconhecidas cientificamente, em todos os seus detalhes.

Após o lançamento do livro, o Instituto Florestal disponibilizará uma exposição virtual com algumas das imagens das desenhistas Betty Hettfleisch e Maria Elisabeth Veiss, que integram o livro e também a publicação.

O lançamento será transmitido pelas redes sociais Facebook e YouTube da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e do Instituto Florestal. Os interessados em acompanhar o evento devem se inscrever antecipadamente aqui.

Lançamento de documentários

O Sesc SP aproveita a data para lançar seu documentário “Ideias e Ações para um Novo Tempo”. O filme estará disponível no Youtube do Sesc após debate entre o historiador Célio Turino, Lia Esperança (Associação Vila Nova Esperança) com mediação de Renato Morgado (Transparência Internacional).

Billings
Imagem da represa Billings, presente no documentário Ideias e Ações para um Novo Tempo.

O webdocumentário é resultado mapeamento de diversas iniciativas socioambientais realizadas no estado, que servem de exemplo e inspiração. Tem direção de Mauro D’Addio e produção da Hora Mágica Filmes.

Também o WWF lançará, no sábado (6), o filme “Defensores da Floresta – Conheça a Comunidade da Barra de São Manoel” – que mostra como é a vida de uma comunidade tradicional no interior da Amazônia e que tipo de relações os ribeirinhos estabelecem com a vida na floresta. A produção será lançada nas redes sociais.

O Canal OFF chama a atenção para a questão dos resíduos com a exibição de um documentário original na sexta-feira, dia 5, às 20h. ‘Everest Sustentável‘ registra os aspectos ambientais inerentes a trilha do Everest. O programa conta com imagens nunca exibidas dos resíduos largados pelo caminho, além de muita aventura e entrevistas com os responsáveis da coleta de lixo na montanha e com pessoas que fazem toda a diferença nessa região tão inóspita.

No IGTV, o Canal OFF está com pílulas de Pedro Oliva relacionadas ao Meio Ambiente na #SemanaDoMeioAmbienteNoOFF. Sempre abordando um tema diferente e mostrando como é possível ajudar começando pela própria casa.  

A National Geographic vai exibir dois documentários. O primeiro, às 16h20, Resgate de Leões-Marinhos mostra o trabalho de uma equipe de veterinários e especialistas em vida selvagem na luta para salvar vidas marinhas que morrem todos os anos em redes de pesca descartadas no mar.

Em seguida, às 17h10 é a vez de Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceano que mostra uma história repleta de aventuras e espetacularmente bela sobre o nascimento do movimento global para proteger o mar. Esse documentário tem Martin Sheen como produtor executivo.

Música

lenine

A partir das 17h, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo YouTube do Museu e do PNUMA.

O Projeto Pastoral Beethoven promove, às 14h, evento virtual em defesa da sustentabilidade e da proteção climática no mundo. O projeto é uma parceria entre o Secretariado de Mudanças Climáticas da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e a Beethoven Jubilaums Gesellschaft mbH. Com a participação do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e da ministra da Cultura e Mídia da Alemanha, Monika Grütters, a live contará também com a participação de 250 artistas e orquestras.

Transmitido direto de Bonn, cidade natal de Beethoven, o encontro virtual também apresentará a estreia mundial do documentário The Sound of Nature, produzido pela emissora pública alemã, Deutsche Welle. Os organizadores do Projeto Pastoral também divulgarão uma petição pública assinada por artistas de renome que será apresentada às Nações Unidas.

Contação de histórias

As crianças também têm programação especial para o Dia do Meio Ambiente. O UNICEF promove também uma live de contação de histórias em sua página oficial do Facebook , nesta sexta-feira (5), às 11h.

Andrea Soares, Carol Levy, Kiara Terra e Leandro Medina, contadores de história do Deixa que Eu Conto, se reúnem para promover um espaço lúdico de brincadeiras, músicas e muito mais.

live contará ainda com a participação da oficial de Educação do UNICEF no Brasil Julia Ribeiro apresentando o projeto Deixa que Eu Conto, iniciativa que leva histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus.

Vigília

Organizada pelo Instituto Arayara e pela 350.org, uma campanha levará às redes sociais fotos e vídeos de velas acesas por pessoas em todo o Brasil. As instituições convidam os brasileiros a participar da mobilização em solidariedade às vítimas do novo coronavírus e pelo planeta.

A vigília será virtual e para participar é simples: basta acender uma vela em sua janela, às 20h desta sexta-feira, fotografar ou filmar essa imagem e publicá-la nas redes sociais usando a hashtag #velanajanela.

Filmes

Esta disponível na plataforma Videocamp, por apenas 24 horas, o filme “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estêvão Ciavatta. O filme registra uma união inédita entre índios e ribeirinhos para salvar a floresta de máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal.

A película faz parte da seleção de filmes ambientais da Mostra Ecofalante para a Semana do Meio Ambiente.